"Tivemos a presença dos usuários [dos serviços de saúde], trabalhadores do setor, gestores", disse Vanderlei Soares10/04/2019 - Debates visando ao fortalecimento da saúde pública foram realizados na 7ª edição da Conferência Municipal de Saúde, realizada no último sábado (6), na Escola Miguel Jalbut, no Jardim Paulista. O vereador Vanderlei Soares (MDB) participou do evento e, em discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (8), destacou a relevância da iniciativa.
“Foi muito importante, pois nós tivemos a presença dos usuários [dos serviços de saúde], trabalhadores do setor, gestores. E ali foram discutidos vários eixos que estão sendo encaminhados para discussão regional, estadual e federal, [visando à] melhoria e democratização da saúde”, salientou o parlamentar, no pronunciamento.
Ainda de acordo com Vanderlei, foram feitas as escolhas dos delegados e delegadas que irão representar o município na Conferência Regional de Saúde - garantindo, assim, um debate compartilhado, visando ao fortalecimento da saúde. A conferência, explicou o vereador, também contou com uma palestra do médico sanitarista e vereador de Campinas, Pedro Tourinho.
HOSPITAL
Vanderlei também convidou os moradores para o almoço beneficente do Hospital Sagrado Coração de Jesus, que será no próximo domingo (14), no Rancho da Pizza (antiga Kawai). O parlamentar lembrou que o hospital é uma instituição filantrópica, e que o almoço visa arrecadar recursos. Os ingressos estão sendo vendidos na diretoria do hospital e com voluntários. Segundo Vanderlei, o hospital também está vendendo pizzas, de sabores diversos, visando arrecadar fundos. “É muito importante ajudarmos, enquanto cidadãos”, finalizou.
MEIO AMBIENTE
O parlamentar também parabenizou os integrantes da ONG Pingo D’Água, presentes no plenário. Na sessão, a ativista ambiental e servidora pública aposentada Cristina de Fátima Mechi Elias foi homenageada, com uma moção de agradecimentos. O marido dela e presidente da ONG, Marco Antonio Elias, também esteve presente. Vanderlei destacou que a entidade está construindo sua sede própria, no Parque Figueira, além de estar realizando o plantio de árvores e a limpeza em área verde do bairro. “Já foram coletados e retirados dali muito lixo”.