Vista geral do plenário, durante audiência pública: reclamações relacionadas ao saneamento básico foram discutidas, com a presença da Sabesp e de moradores26/04/2019 (*Atualizada em 29/04/2019) - Reclamações relacionadas ao saneamento básico, como tratamento de esgoto e abastecimento de água, foram apresentadas durante audiência pública realizada na terça-feira (16 de abril), na Câmara. O evento foi uma iniciativa da vereadora Andrea Garcia (PDT), e contou com a presença de representantes da Sabesp, que ouviram de moradores diversas demandas de melhorias e adequações nos serviços prestados pela empresa. O plenário estava cheio.
Dentre os presentes apresentando reivindicações, estavam moradores dos bairros Quinhões do Boa Esperança, São Sebastião, Chácaras Casa Verde, Jardim Campos Dourados, Jardim Paulista, São Clemente e Centro - além de pessoas que residem na zona rural, e empresários. Representando a Sabesp estiveram presentes: o gerente local da empresa, Evandro Thomé Franco; e o gerente de divisão regional, Antônio Aparecido Zamprônio.
A audiência pública - que também contou com a presença do secretário municipal de Obras, Vilson Amaral, e dos vereadores Jesus Lopes (PR), Joaz (PSDB), Dila (MDB), Vanderlei Soares (MDB) e Neide da Especialidade (MDB) - durou cerca de duas horas, e serviu para que os moradores - e, também, os vereadores - fizessem reclamações e tirassem dúvidas. Todas as reivindicações apresentadas serão documentadas em ata, e deverão ser respondidas formalmente pela Sabesp.
“Saúde pública tem que estar como prioridade na nossa vida”, discursou a vereadora Andrea, durante a audiência pública, defendendo 100% do tratamento de esgoto, no município. A parlamentar considerou o encontro “muito produtivo”. “Agradeço à população presente [...] Senti uma expectativa muito boa. Vou continuar cobrando e vamos fazer uma boa articulação [com a Sabesp]”, destaca a vereadora.
RECLAMAÇÕES
As principais reclamações apresentadas são relacionadas à: poluição do Rio Capivari, pelas redes de esgoto; mau cheiro constatado em algumas ruas; esgoto a céu aberto, em alguns bairros; obras de esgotamento sanitário não concluídas; falta de água encanada e rede de esgoto em algumas localidades; falhas em reparos da pavimentação, após religamento de tubos; ligação irregular, do esgoto, em sistema de águas pluviais; dentre outros.