O vereador Vanderlei Soares, autor do projeto que concedeu título de cidadão montemorense ao Pastor Germino03/05/2019 - Autor do projeto de decreto legislativo que concedeu o título de cidadão montemorense ao pastor Germino Vieira de Morais, o vereador Vanderlei Soares (MDB) considera que atividades culturais e esportivas podem prevenir a incidência de violência entre os jovens. A declaração foi emitida na sessão da Câmara da última segunda-feira (29).
Citando a recente divulgação de áudios que continham ameaças a alunos da Escola Estadual “Cônego Cyriaco Scaranello Pires”, localizada no Parque do Café, o vereador parabenizou a atuação imediata do secretário de Segurança Pública, do comandante da Guarda Municipal e do delegado da cidade, assim como de toda a equipe da escola.
Os áudios foram divulgados no domingo (28). Três adolescentes foram apreendidos, após a atuação de serviços de inteligência das forças policiais. “Isso [a divulgação dos áudios, com ameaças, via Whats App] preocupou, desesperou todo mundo”, ressaltou Vanderlei, lembrando que atividades culturais, de contraturno, podem inibir casos de violência infantojuvenil.
Além do Projeto Esportivo Juventude - liderado pelo Pastor Germino, que consiste em atividades de futebol ministradas a criança e adolescentes da região do Jardim Paulista, além de estratégias de “fortalecimento das famílias” -, o vereador citou o projeto Funam, da Guarda Municipal, que também atua na prevenção e combate às drogas, à violência e ao bullying.
No discurso, o parlamentar lamentou que o Proerd - projeto do Governo do Estado que desenvolvia atividades de prevenção às drogas - tenha sido encerrado. Comentou, ainda, que recentemente o governador do Estado, João Dória (PSDB) pretendia encerrar o Projeto Guri, e só voltou atrás após reclamações diversas, da sociedade civil organizada.
“Se o Estado não está agindo, nós, município, temos que agir, nessa questão de prevenção da violência, das drogas”, disse, também destacando a importância da disponibilização de uniformes escolares, para a devida identificação dos alunos. O vereador ainda defendeu a realização de atividades de contraturno, com cultura, música, dança, pintura. “Precisamos olhar para isso”.
APARTES
Em comentário ao discurso, Jesus Lopes (PR) afirmou que, em reunião na prefeitura, ficou definido que o projeto Funam irá elaborar projeto específico, visando atender os alunos da escola Cônego Cyriaco (leia notícia sobre a reunião no site da prefeitura). Já Ceará Mascate (PPS) lamentou que o Governo do Estado tenha encerrado as atividades do projeto Escola da Família, que consistia na utilização dos espaços escolares para atividades culturais.