Câmara aprova projeto que inclui a Semana e o Concurso da Beleza Negra no calendário oficial do município

Geral 06.05.2019Plenário, durante sessão que aprovou a Semana e o Concurso da Beleza Negra07/05/2019 - A Câmara de Monte Mor aprovou nesta segunda-feira (6), pela unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei 30/2019, que inclui no calendário oficial de eventos do município a Semana da Cultura Negra e o Concurso da Beleza Negra. A iniciativa é do vereador Eduardo Bispo (PSDB), e visa promover a valorização cultural.

“A Semana da Cultura Negra e o Concurso da Beleza Negra têm como objetivo o reconhecimento e a valorização da beleza, carisma e simpatia do homem e da mulher negra montemorense”, destaca trecho do projeto aprovado. As atividades devem ocorrer, anualmente, no dia 15 de novembro. A propositura ainda depende da sanção do prefeito.

Segundo Bispo, “o projeto almeja o desenvolvimento e a valorização da beleza negra, associados aos valores sociais e morais, aproximando e conscientizando a sociedade em geral, convidando todos para apreciar, aprender e entender segmentos da cultura negra, somando forças para preservá-la e difundi-la na região” - destaca o vereador, na justificativa do projeto.

ATIVIDADES

EduardoBispo 06.05.2019 pl 2O vereador Eduardo Bispo, autor do projeto de lei“Esse é um projeto que vem ao encontro das necessidades do nosso município”, salientou Bispo, em discurso no plenário. Para o vereador, além da promoção do Concurso da Beleza Negra, o projeto pretende incentivar a realização de atividades diversas, como palestras.

“Infelizmente, mesmo todos os esforços e dedicação de líderes e associações não são suficientes para atender a uma demanda de pessoas que desconhecem a história e a importância do povo negro”, salienta o vereador, na justificativa do documento, aprovado na 14ª sessão ordinária.

A propositura aprovada também prevê critérios para o Concurso: homens e mulheres com idade mínima de 16 anos, residentes em Monte Mor, poderão participar das seleções, que ocorrerão em duas fases. A comissão julgadora deverá ser composta por cinco profissionais da área de beleza.

Foto Lado a Lado