Para Vanderlei Soares, parceria poderia garantir, inclusive, a capacitação de servidores públicos em primeiros socorros23/05/2019 - Acompanhado de assessores, o vereador Vanderlei Soares (MDB) visitou, na semana passada, a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), localizada em Indaiatuba. Após conhecer a estrutura da entidade, que existe há 35 anos, o parlamentar defendeu que montemorenses possam se capacitar na escola, a partir da formalização de parcerias. A ideia foi apresentada durante discurso na Câmara, na última segunda-feira (20).
Segundo Vanderlei, a FIEC disponibiliza atualmente 19 cursos, entre profissionalizantes e técnicos - incluindo formações na área de alimentos, informática, eletromecânica - e faz parcerias com cidades vizinhas. O parlamentar destacou que, recentemente, o município de Elias Fausto firmou parceria com a instituição de ensino, visando garantir à capacitação de servidores públicos, da área da educação, em cursos de primeiros socorros.
Autor do projeto de lei que deu origem à chamada “Lei Lucas”, que prevê a capacitação de funcionários de instituições de ensino, recreações e congêneres, públicas ou privadas, em práticas de primeiros socorros, Vanderlei defendeu que Monte Mor formalize parceria com a FIEC - “pra gente poder levar nossa população para se qualificar, se aperfeiçoar. E [até] mesmo os servidores públicos também: [para] fazer esse curso de primeiros socorros”, salientou.
Elogiando a instituição de ensino - que recebe 1400 alunos por semestre, e é atualmente administrada pelo superintendente Mário Cesar Cobianchi - Vanderlei Soares destacou que, além das formações, a escola também ministra aulas de reforço, em áreas como matemática, inglês e espanhol. E, na área de capacitação profissional, realizou recentemente a “atualização” de agentes de trânsito, sobre os conceitos relacionados à campanha Maio Amarelo.
O parlamentar também elogiou a estrutura do laboratório do curso de construção civil, da entidade - também visitado na semana passada. E destacou que as aulas culminaram, inclusive, com a idealização de projeto de novo banheiro da escola, pelos próprios alunos do curso. “É uma fundação que vive o dia-a-dia da cidade, vai preparando esses cursos, levando as equipes [...] Achei muito importante”, salientou Vanderlei, no discurso no plenário.
COMENTÁRIOS
Em aparte ao discurso, Eduardo Bispo (PSDB) destacou a importância de se capacitar os profissionais da área da educação sobre técnicas primeiros socorros, como prevê a Lei Lucas. Já Zé Fernandes (PSDB) destacou a relevância da formação na área de construção civil - já que, segundo ele, a mão-de-obra de pedreiro “está ficando em extinção”, por falta de profissionais.