Vereadores reivindicam manutenção de perícias em Capivari e futura instalação de posto do INSS em Monte Mor

                   Geral 27.05 2Plenário da Câmara, durante a sessão ordinária         Geral 27.05 1O vereador Waltinho Assis, autor da moção de apelo

28/05/2019 - A Câmara de Monte Mor aprovou nesta segunda-feira (27) a moção de apelo 8/2019, de autoria do presidente da Casa, vereador Waltinho Assis (PDT). Assinado pelos demais parlamentares da Câmara, o documento solicita “que sejam mantidas as realizações de perícias médicas na agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do município de Capivari”. A propositura também reivindica “a realização de um estudo sobre a possibilidade da vinda de um posto do INSS para o nosso município”.

“A transferência do local de realização de perícias médicas para a cidade de Piracicaba afetará sobremaneira os munícipes de Monte Mor e também das cidades vizinhas, pois além da vulnerabilidade provocada pela doença, existem outros fatores que dificultam o atendimento aos cidadãos que têm o benefício do auxílio-doença como única fonte de renda para si e, muitas vezes, para a sua família”, afirma o documento, referindo-se ao fato de que, recentemente, as perícias não estavam sendo realizadas em Capivari - cidade que fica a 23 km de Monte Mor.

Em comentário, durante a sessão da Câmara, a vereadora Andrea Garcia (PDT) explicou que, em reunião no INSS, foi informado que os atendimentos em Capivari foram suspensos durante 15 dias, mas já foram retomados. “Espero que isso se mantenha, pois na verdade eles estão querendo retirar [a realização de perícias de Capivari]. Então, essa moção é para que não retire as perícias. Espero que continue e que, se Deus quiser, em breve o INSS venha para Monte Mor, pois nós precisamos”, salientou o vereador Waltinho Assis.

A propositura lembra que a agência de Piracicaba - cidade que fica a 60 km de Monte Mor - já apresenta grande demanda de atendimentos, com prazo de espera que ultrapassa 40 dias. “Outrossim, temos grande preocupação com a locomoção dessas pessoas, uma vez que muitas delas não possuem veículo próprio e dependem do auxílio de terceiros ou de transporte público para que possam se deslocar até o local de atendimento”. A moção será enviada ao secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Foto Lado a Lado