"Julguem pelo correto, porque não é justo querer amordaçar a boca da democracia”, disse Ceará Mascate, no discurso25/09/2019 - Nesta segunda-feira (23), o vereador Ceará Mascate (PPS) voltou a abordar a denúncia feita pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), à Câmara, com relação à sua atuação parlamentar. O CMS pede apuração da conduta do vereador, em ofício que foi lido na sessão ordinária, naquela data. Ceará voltou a dizer que os fatos, ocorridos durante fiscalização do seu gabinete ao posto de saúde do Parque Residencial São Clemente, estão dentro da lei. Disse, ainda, que apresentou o caso ao Ministério Público, pedindo apuração paralela.
“Segundo o Conselho, o vereador [Ceará] ameaçou um funcionário da unidade de saúde [do bairro São Clemente]”, faltando com a ética e decoro, relatou o parlamentar, no seu discurso. O vereador voltou a afirmar que, durante fiscalização à unidade, foi hostilizado por um médico da UBS, e que apenas pediu que o mesmo se contivesse, pois do contrário chamaria a Polícia Militar para que desse voz de prisão, “por desacato”. “Isso não é ameaça, que eu saiba”, afirmou, destacando que os parlamentares são “a extensão da democracia”, e não podem ser calados.
“Se alguém tem alguma dúvida, eu tenho aqui mais de vinte denúncias de maus-tratos, entre outros problemas”, afirmou Ceará, no pronunciamento, anunciando que entregaria cópia da documentação a todos os gabinetes dos vereadores. Citou, inclusive, a reclamação de uma usuária da UBS, que o procurou, “chorando”. Segundo o relato, a moradora esperou por três horas na fila, e não foi atendida. O parlamentar também reclamou que, durante uma reunião, integrantes do CMS teriam desrespeitado a sua família.
“Eu quero que isso [a denúncia contra sua atuação] vá em frente, porque eu prefiro. Mas julguem pelo correto, porque não é justo querer amordaçar a boca da democracia”, afirmou o vereador, afirmando que tanto o Ministério Público quanto a Câmara deveriam investigar a situação. Na abertura da sessão, o presidente da Câmara, Waltinho Assis (PDT), informou que o ofício do CMS - que pede apuração da conduta do vereador Ceará - será encaminhado a todos os parlamentares e, se a maioria formalizar requerimento, será aberta uma Comissão de Inquérito.
SABESP
No pronunciamento, Ceará também agradeceu ao gerente da Sabesp, Evandro Thomé, pelo atendimento a pedidos de seu gabinete, se maneira rápida. Parabenizou, ainda, a jovem Brenda Oliveira da Silva, de 17 anos, que venceu a eleição para Rainha do Monte Mor Rodeo Festival 2019. Segundo o vereador, a jovem é moradora do seu bairro, o São Clemente.