"Se fechar uma fábrica dessa, [...] as pessoas mais pobres irão pegar remédio onde?”, questionou Marcos da Farmácia 03/10/2019 - O vereador Marcos da Farmácia (PSD) obteve a informação de que a Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” (Furp) será fechada pelo Governo do Estado. Mediante tal notícia, que inclusive foi divulgada recentemente pela mídia, o parlamentar sugere a edição de uma Moção de Apelo, reivindicando que o governo mantenha o funcionamento da unidade, que fabrica remédios para farmácias populares de todo o país.
Durante pronunciamento na sessão ordinária da última segunda-feira (30/09), Marcos fez um apelo ao governador João Dória (PSDB) e ao secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, para que revejam a proposta. “Falta [ao governador e ao secretário] a sensibilidade da política na minha opinião. Porque, se fechar uma fábrica dessa, [...] as pessoas mais pobres irão pegar remédio onde, em que lugar?”, questionou.
Segundo Marcos, o Estado pretende fechar a Furp com o objetivo de sanar problemas financeiros. O parlamentar criticou a medida, destacando que ela traria prejuízos “a uma parte da população que mais precisa. Em comentário ao discurso, o vereador Pastor Elias (MDB) concordou com a ideia da moção de apelo: “o Estado mais rico da população não pode deixar fechar a fundação do remédio gratuito”, afirmou.
OUTROS ASSUNTOS
Marcos abordou outros assuntos. Parabenizou o prefeito Thiago Assis (MDB) e o secretário de Segurança Pública Adelício Paranhos pela formatura dos novos guardas municipais, realizada dia 26. E parabenizou, ainda, toda a corporação da Guarda Civil Municipal e o subcomandante Marcelo do Carmo, pela homenagem prestada ao guarda Osvaldo Correa, que se aposentou recentemente. “Uma pessoa íntegra. Vamos sentir muita falta do convívio com ele”, finalizou.