Bispo reivindica incentivo à geração de empregos e mudança em critério de concessão de vale-transporte de servidores

EduardoBispo 04.11.2019 02“É preciso que a gestão olhe, também, para a saúde ocupacional das merendeiras”, comentou Eduardo Bispo 06/11/2019 - Algumas reivindicações apresentadas por montemorenses foram alvo do discurso do vereador Eduardo Bispo (PSDB), durante a sessão ordinária da Câmara da última segunda-feira (4). No pronunciamento, o parlamentar solicitou que o município estude alternativas para incentivar a geração de emprego e renda. Além disso, pleiteou mudanças nos critérios de concessão do vale-transporte dos servidores públicos municipais.

Segundo Bispo, a necessidade de o município ampliar as oportunidades de geração de emprego foi uma das principais reivindicações apresentadas por moradores, em reunião realizada recentemente no bairro Jardim Progresso. Para o vereador, a prefeitura deveria incentivar a instalação de novas empresas e a expansão do polo industrial, inclusive prevendo a eventual isenção de impostos por um período, “para que o empresário venha para a cidade”. 

“Perdemos muitas empresas, e precisamos que elas voltem para Monte Mor, dando emprego para a nossa cidade. Para tirar aquela aparência de cidade dormitório”, disse Bispo, destacando que é comum montemorenses trabalharem em outros municípios, como Campinas, Jaguariúna e até mesmo em São Paulo. Na mesma reunião, no Jardim Progresso, moradores também reclamaram da demora para realizar exames médicos e para marcar consultas com especialistas. 

VALE-TRANSPORTE

Bispo também solicitou que o prefeito e a Secretaria de Administração realizem estudo técnico visando à elaboração de Projeto de Lei que altere os critérios de concessão do vale-transporte aos servidores públicos municipais. O objetivo, afirmou o vereador, é que todos os servidores interessados tenham direito ao benefício, desde que optem por eventual desconto em folha de pagamento. “Muitos funcionários necessitam desse benefício e atualmente nem todos estão contemplados. Após conversar com alguns servidores, eles sugerem que seja feito o mesmo sistema das empresas privadas: descontar os 6% no salário”, explicou o vereador, reclamando que a legislação municipal sobre o assunto não está atendendo plenamente a classe trabalhadora.  

MERENDEIRAS

Autor do Projeto que deu origem à Lei Municipal 2521/2017, instituindo o Dia Municipal da Merendeira Escolar, Bispo comentou o assunto. Destacou que em 30 de outubro foi comemorado o dia das merendeiras; parabenizou as profissionais pelo trabalho realizado; e defendeu uma maior valorização da classe. O parlamentar ressaltou que muitas merendeiras apresentam lesões nos braços, ombros e demais membros, devido aos esforços repetitivos da função. “É preciso que a gestão olhe, também, para a saúde ocupacional das merendeiras”, disse. 

COMENTÁRIO

Em aparte ao discurso, Zé Fernandes (PSDB) também defendeu a geração de mais emprego e renda, no município. E salientou, inclusive, que já sugeriu ao Executivo a criação de uma Secretaria de Indústria, Comércio e Prestação de Serviços.

Foto Lado a Lado