O secretário de Segurança, Adelício Paranhos, recebe a Moção de Parabenização à GCM03/12/2019 - No último dia 29 de novembro, a Guarda Civil Municipal de Monte Mor (GCM) completou quarenta anos de fundação. Para celebrar a data, a Câmara de Monte Mor concedeu honrarias que prestam homenagens à corporação. As moções, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Waltinho Assis (PDT), foram entregues em eventos recentes.
Na quinta-feira (28), durante jantar festivo promovido pela Secretaria de Segurança Pública, foi entregue a Moção de Parabenização 16/2019, à Guarda Civil Municipal e ao seu fundador, o ex-prefeito Nabih Assis. “A Guarda do nosso município é considerada uma das corporações com os profissionais mais bem preparados do país”, salienta Waltinho, na propositura.
Além disso, foi entregue a Moção de Aplausos 17/2019 a Joaquim Rodrigues de Matos, GCM mais antigo na ativa, que ingressou na corporação em 1982. A honraria também foi Com autoridades, ex-prefeito Nabih Assis, fundador da Guarda Municipal, recebe a Moçãoentregue aos guardas Gumercindo Rodrigues Novaes (que ingressou em 1985) e José Lucas Leite (que ingressou em 1988), durante o Torneio de Cães de Polícia, neste domingo (1º), na cidade.
AUTORIDADES PRESENTES
Além dos homenageados, a cerimônia de entrega, na quinta-feira (28), contou com a presença de autoridades diversas, incluindo: o deputado estadual Dirceu Dalben, o prefeito Thiago Assis (MDB), o secretário de segurança pública Adelício Paranhos, o presidente da Câmara Waltinho Assis, os vereadores Jesus Lopes (PL) e Vanderlei Soares (MDB), a promotora de Justiça Corine Mireille Vicent Nimtz e o delegado de polícia Fernando Bueno de Castro. Já o Torneio de Cães de Polícia, realizado neste domingo (1º), reuniu cerca de 30 corporações de guardas municipais da região, e contou com a presença de Waltinho e Vavá (MDB), além de representantes do Executivo, incluindo o prefeito. Veja mais fotos na Galeria de Imagens, no Facebook.
Joaquim Rodrigues de Matos, GCM mais antigo na ativa, durante recebimento da honrariaA GUARDA MUNICIPAL
Inicialmente denominada Serviço de Vigilância Municipal, a GCM foi criada na gestão do então prefeito Nabih Assis, através da lei 18, de 29 de novembro de 1979. “Sua principal função era a proteção aos bens públicos, mas no decorrer do tempo [a guarda] passou a zelar também pela segurança da população”, esclarece Waltinho, na justificativa da Moção 16/2019.
Ainda de acordo com o presidente da Câmara, a atual denominação da corporação, como Guarda Civil Municipal, foi dada pela lei 1003/2002, também de autoria de Nabih Assis, então ocupando o terceiro mandato no Executivo. A norma também criou o seu Estatuto da GCM - entidade que “ao longo de seus 40 anos, vem passando por constante evolução”.
Atualmente, a GCM possui uma frota de 12 veículos e conta com 63 agentes (59 homens Os guardas Gumercindo Novaes e José Leite recebendo a Moção de Aplausos da Câmarae 4 mulheres), que formam as equipes do Patrulhamento Padrão, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, Grupo de Proteção Ambiental (GPA), Centro de Controle Operacional e Videomonitoramento, Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha e Projeto Funam.
⏩ Veja mais fotos no nosso Facebook.