“Se leva uma inverdade para a população”, disse Marcos da Farmácia, sobre a divulgação de fake news 17/02/2020 (Atualizada às 14h24) - Em pronunciamento na Câmara, na sessão ordinária da última segunda-feira (10), o vereador Marcos da Farmácia (PSD) abordou dois assuntos principais: a divulgação de notícias falsas, as chamadas “fake news”, nas redes sociais; e a futura realização de operações tapa-buracos em vias públicas da cidade, após o cessar das chuvas.
O parlamentar criticou um internauta que publicou, na internet, a informação falsa de que, naquela data, seria votado projeto de lei que prevê aumento da alíquota previdenciária dos servidores públicos municipais. “Se leva uma inverdade para a população”, disse Marcos, ressaltando que a propositura não seria apreciada naquela data.
Além disso, o vereador ressaltou que a eventual votação de projeto com alterações nas regras previdenciárias, no futuro, decorre das mudanças oriundas da Reforma da Previdência Federal. Marcos criticou o “uso político” da divulgação de notícias falsas, e destacou que, após apreciação do projeto, os parlamentares estarão sujeitos a eventuais críticas populares.
Em relação à necessidade de operações tapa-buracos em ruas da cidade, Marcos destacou que melhorias serão implementadas pelo município, tão logo as chuvas cessem. “Tenho certeza absoluta: assim que chegue a estiagem, que as chuvas diminuírem, toda a cidade vai ser recapeada ou asfaltada em muitos pontos”, salientou.
COMENTÁRIOS
Em aparte, vereadores comentaram as eventuais mudanças nas regras previdenciárias propostas pela Reforma da Previdência federal. Jesus Lopes (PL) lamentou a “situação que o Presidente da República nos colocou, fazendo essa malvadeza com os funcionários públicos”. Destacou, ainda, que cerca de 85% do conteúdo divulgado no Facebook é de notícias falsas.
Já Vanderlei Soares (MDB) afirmou que vem acompanhando as discussões sobre Previdência, e que, de fato, “trabalhadores novos serão prejudicados na contagem de tempo da aposentadoria” (caso as alterações sejam aprovadas). O vereador também defendeu a realização de audiência pública para debater eventual mudança nas regras da Previdência municipal.
AGRADECIMENTOS
No discurso, Marcos da Farmácia também agradeceu ao prefeito Thiago Assis (MDB) pela substituição da iluminação pública do Jardim Paulista. Disse, ainda, que outras regiões da cidade estão sendo contempladas com a melhoria.
O parlamentar também agradeceu ao secretário Miguel Padilha (Meio Ambiente) e a Almir Bucholi (conhecido como Pastel), pela limpeza de bueiros e retirada de matos, no final de semana. “A cidade é grande demais, ela é extensa, e a chuva veio realmente bem torrencial”.
(*) Notícia atualizada às 14h24, para deixar o título mais preciso.