Vereadores apoiam propostas que tornam o Fundeb permanente: “remuneração condigna” para profissionais da Educação

Geral 27.02.2020 03Plenário, durante sessão que aprovou a Moção de Apelo28/02/2020 - Pela legislação em vigor, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) seria extinto em 31 de dezembro de 2020. Visando garantir a manutenção desta que é a principal fonte de financiamento do ensino básico no Brasil, a Câmara de Monte Mor aprovou nesta quinta-feira (27), durante a sessão ordinária, a Moção de Apelo 2/2020, de autoria do vereador Waltinho Assis (PDT), presidente da Casa. A propositura apoia as PECS (Propostas de Emenda à Constituição) 15/2015 e 65/2019, em tramitação no Congresso, e apela para que as mesmas sejam aprovadas, visando constitucionalizar e tornar permanente o Fundeb.

“O Fundeb é imprescindível para o financiamento da educação pública, em especial nas redes municipais de educação, em nosso Estado”, destaca Waltinho, WaltinhoAssis 27.02.2020 01O presidente da Câmara, Waltinho Assis, autor da Moção de Apeloem trecho do documento aprovado por unanimidade, que também conta com a assinatura dos demais parlamentares do Legislativo. Segundo a Moção, a aprovação das PECS, com a constitucionalização e permanência do Fundo, garantiriam “remuneração condigna aos profissionais da educação, incluindo os aposentados e pensionistas, [além da] manutenção de todas as atuais fontes que compõem o Fundo e a ampliação gradual da complementação da União, até alcançar 40% da soma dos Fundos Estaduais e distrital que compõem o Fundeb”. 

“O ponto fundamental é a remuneração condigna dos trabalhadores da Educação, incluindo os aposentados e pensionistas”, salienta a propositura, ressaltando que a eventual exclusão dos professores aposentados da verba do Fundeb representaria uma “nova e indesejável despesa” para prefeituras e Estados, já que os mesmos teriam que arcar com esses custos, “sem nenhuma fonte adicional de recursos”. “Isso obrigará governadores e prefeitos a retirarem Geral 27.02.2020 04Painel de votação do Legislativo: propositura foi aprovada por unanimidaderecursos de outros setores da administração, para pagamento de inativos”, complementa. O texto será enviado à Presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal (casas em que tramitam as PECs), assim como aos integrantes do Fórum Parlamentar Paulista.

ALICERCE

Durante discurso no Plenário, antes da apreciação da propositura, Waltinho destacou a importância da manutenção do financiamento da educação pública brasileira. “Essa Moção visa assegurar que as verbas do Fundeb continue com os educadores, e principalmente também com os aposentados, que seriam um dos mais prejudicados [...] A educação é o alicerce do nosso Brasil, nós precisamos que nossas crianças tenham uma educação digna”, salientou.

OUTRAS VOTAÇÕES

Na mesma sessão, também foram aprovados, por unanimidade: a Moção de Apelo 3/2020, ao governador do Estado, João Dória, pleiteando a intervenção junto à Artesp visando à retomada das obras de duplicação da Rodovia SP 101, de autoria de Waltinho; e os projetos 2, 4, 5 e 6/2019, do Executivo, que se referem à abertura de créditos especiais no Orçamento, num total de aproximadamente R$2,3 milhões, visando atender a secretarias diversas da prefeitura.  

Foto Lado a Lado