Em Indicação, Ceará Mascate sugere serviço de entrega de remédios para população de alto risco ao Covid-19

CearáMascate 11.05.2020 02A proposta de implantação do “Disque Saúde” pela prefeitura foi abordada por Ceará, durante discurso na sessão remota12/05/2020 - Através da Indicação 152/2020,  o vereador Ceará Mascate (Republicanos) recomenda que a prefeitura de Monte Mor implante o serviço de “Disque Saúde”, durante a pandemia do novo coronavírus. Em discurso na sessão deliberativa remota desta segunda-feira (11), o parlamentar explicou que a proposta visa garantir a entrega de medicamentos e fraldas geriátricas, por exemplo, a moradores que estejam dentro dos grupos de risco da doença.

No discurso, cuja íntegra está disponível neste link e neste link, o vereador comentou a dificuldade de locomoção enfrentada por essas pessoas, especialmente durante a pandemia - onde, segundo ele, os trajetos de ônibus têm demorado em média uma hora e meia para chegar ao destino. “Essas pessoas precisam ficar em casa”, explicou Ceará, pedindo atenção da prefeitura para implementar a medida, que garantiria o distanciamento social recomendado pela OMS. 

“Com a atual pandemia do Covid-19 em nosso município, muitas pessoas de alto risco (hipertensos, diabéticos, idosos, entre outros) têm encontrado grande dificuldade de se locomoverem” para buscar medicamentos. “Com isso, a secretaria poderá fazer esse serviço de entrega às pessoas que estão no grupo de risco, assim prevenindo-as de serem contaminadas pelo coronavírus”, diz trecho da Indicação, que passou pela fase de leitura, na sessão plenária.

MORTES

Ceará também pediu que as pessoas sejam “centradas” durante a pandemia, visando evitar a disseminação da doença. “Está morrendo gente”, disse, citando que o país já registra mais de 11 mil mortes. O vereador também comentou a crise econômica ocasionada pelo Covid-19: “uma empresa em si pode vir a ser reativada, mas o CPF humano não”, salientou.

FISCALIZAÇÃO

O parlamentar comentou, ainda, a fiscalização realizada por ele em comércios que prestam serviços essenciais. Afirmou que os mercados estão agindo corretamente, inclusive fornecendo álcool em gel, limitando o número de clientes dentro das unidades e higienizando cestos e carrinhos. Ceará parabenizou os empresários que estão levando a sério a pandemia.

Foto Lado a Lado