O vereador Ceará Mascate, autor da Moção de Apelo, durante discurso na sessão deliberativa remota da Câmara27/05/2020 - Visando evitar a aglomeração de pessoas nos veículos do transporte público intermunicipal, a Câmara aprovou na sessão desta terça-feira (26) a Moção de Apelo 7/2020. De autoria do vereador Ceará Mascate (Republicanos), a propositura reivindica que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) amplie a frota de ônibus, nos horários de pico, para garantir o distanciamento social, durante a pandemia do novo coronavírus.
Na Moção, Ceará destaca que “o transporte público intermunicipal, no que tange às linhas Monte Mor – Campinas e vice-versa, apresenta a diminuição de frota, o que ocasiona transtornos aos seus usuários”, já que gera a superlotação dos veículos. O parlamentar também lembra que “há um aumento de pessoas infectadas com o novo coronavírus na região metropolitana de Campinas (RMC), nessa época de pandemia, [e] com isso é essencial o distanciamento entre as pessoas”.
Em discurso, antes da apreciação do projeto, Ceará também afirmou que vem sendo procurado por diversos usuários do transporte público, que relatam o problema. Segundo ele, a empresa reduziu a frota nesse período, “sem dar satisfação”, o que ocasiona superlotação e aumento do tempo de espera pelos veículos, inclusive. “Isso está prejudicando muita gente [...] Não estamos de olhos fechados: estamos vendo os problemas e estamos aqui para ajudar a solucioná-los”.