Segundo Pastor Elias, preocupação com a parceria entre o Governo do Estado e a empresa chinesa é da “maioria dos paulistas”17/06/2020 - O vereador Pastor Elias (MDB) considera que a parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, para produção e testes em estágio avançado de uma vacina contra o coronavírus, inspira “desconfiança e medo”. A declaração foi emitida durante a sessão remota da Câmara, nesta segunda-feira (15). Veja a íntegra neste link do YouTube.
No pronunciamento, Pastor Elias manifestou preocupação com essa parceria, anunciada na semana passada pelo Governo do Estado. “Seria uma boa notícia, se não fosse a convocação da empresa chinesa”, afirmou o parlamentar, destacando que a pandemia do novo coronavírus se iniciou na China, onde inclusive voltaram a ocorrer novos focos da doença, recentemente.
Na opinião de Pastor Elias, essas testagens deveriam ocorrer no país asiático. O vereador também afirmou que a pesquisa da Universidade Oxford, apoiada pelo Ministério da Saúde, para testes de vacina contra a Covid-19, está em estágio mais avançado. “E nós vemos o governo do Estado fazendo parceria com empresa chinesa. Isso inspira desconfiança, medo”, disse.
PREOCUPAÇÃO
Segundo Pastor Elias, a preocupação com a parceria entre o Governo do Estado e a empresa chinesa é da “maioria dos paulistas”. No discurso na sessão, o vereador também comentou que a China é governada pelo Partido Comunista, “que não respeita a democracia” e que inclusive demorou a informar a comunidade internacional sobre avanço da pandemia da Covid-19.
“Nós queremos, sim, que haja uma vacina. Mas uma vacina segura”, afirmou, também comentando a postura do governador João Dória, que segundo ele se manifestou contra o uso da cloroquina no tratamento da doença. “Sendo que há muitos depoimentos de pessoas que dizem que foram tratadas com cloroquina e foram curadas”, disse.