“A Polícia Militar está lá para proteger o cidadão de bem. Não para usar da violência e da tortura", disse Ceará Mascate17/06/2020 - Em discurso na sessão de segunda-feira (15), o vereador Ceará Mascate (Republicanos) comentou os recentes casos de violência policial registrados em São Paulo. “Infelizmente o governo do Estado não veio dar nenhuma resposta àquelas famílias onde [integrantes] foram alvo de tortura”, disse o parlamentar no discurso, disponível neste link.
Ceará lamentou que a polícia paulistana tenha usado meios violentos contra os cidadãos, durante abordagens, conforme noticiado pela imprensa. “A Polícia Militar está lá para proteger o cidadão de bem. Não para usar da violência e da tortura como um meio de segurança”, disse, lembrando os casos recentes de violência policial e de racismo que levaram a protestos pelo mundo.
“Defendo a Polícia Militar, sim, mas também não posso defender erros”, disse, também manifestando repúdio ao governador do Estado, João Dória (PSDB), que segundo ele não veio a público para abordar o assunto. Conforme noticiado pela imprensa, Doria condenou os abusos policiais flagrados no final de semana, na capital paulista, em postagens em suas redes sociais.
“Policial violento, que usa de tortura para massacrar a população, esse não tem o meu respeito. E o governador também não [tem o meu respeito]”, disse Ceará, salientando que a violência policial afeta com mais frequência a população negra. “Vivemos um momento perigoso, onde infelizmente o racismo está aflorando mais”, lamentou, manifestando repúdio e indignação.
MÍDIA
O vereador também agradeceu aos jornais impressos Tribuna Liberal e Jornalismo Diferente, pela veiculação de notícias relacionadas ao seu gabinete. Agradeceu, ainda, aos mais de dois mil internautas que compartilharam e visualizaram suas publicações na internet, nos últimos dias. “A função do vereador é essa: sugerir, legislar e fiscalizar”, concluiu.