Segundo Waltinho, espaço foi cedido pela iniciativa privada, mas prefeitura desistiu de instalar a base devido a “problemas de logística”19/06/2020 - Em discurso na sessão remota da última segunda-feira (15), o vereador Waltinho Assis (PSL), presidente da Casa, comentou recente postagem realizada nas redes sociais por um parlamentar da cidade. No pronunciamento, cuja íntegra está neste link, Waltinho criticou o vereador Ceará Mascate (Republicanos), e disse que o mesmo deveria tomar conhecimento sobre os motivos da desativação da futura base da Guarda Municipal do São Clemente, antes de fazer quaisquer postagens na internet. O espaço havia sido demolido na semana passada.
Segundo Waltinho, trata-se de um local que foi cedido pela iniciativa privada ao Poder Público, mas a prefeitura desistiu de instalar a base devido a “problemas de logística”. Segundo ele, local é “perigoso para a corporação” - por ficar próximo à Rodovia SP 101, por exemplo - e a implantação da base da GCM faria com que guardas municipais, que poderiam estar nas ruas fazendo trabalho preventivo, fossem deslocados para o base, o que inviabilizou a iniciativa. O vereador garantiu, entretanto, que não houve investimento de dinheiro público nas obras.
O presidente da Câmara manifestou indignação com a postagem de Ceará Mascate - que, segundo ele, gravou o vídeo sem ter conhecimento sobre o assunto, apenas para “se aparecer”. Destacou que, de fato, seria importante ter a base da GCM naquele bairro, mas que é preciso levar em consideração as questões logísticas. E afirmou, ainda, que se fosse formalizada uma parceria público-privada, para viabilizar a obra com investimentos públicos, seria necessária a aprovação prévia pelo Plenário do Legislativo, o que não ocorreu.
NOTA
O presidente da Câmara também informa que o comodato do imóvel venceu em 10 de março de 2019 e não estava mais à disposição da prefeitura, desde então.
OUTROS ASSUNTOS
Waltinho também voltou a reforçar a importância da prevenção do coronavírus, com a utilização de máscaras e do distanciamento social. Ressaltou, ainda, que as pessoas devem ir aos comércios apenas em caso de extrema necessidade, e uma pessoa por família.
No discurso, o vereador também convidou a população para a audiência pública virtual que debateria a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Realizado nesta terça-feira (16) através de videoconferência, com transmissão pelo E-democracia, o evento está disponível neste link.