Vanessa Faleiros, enfermeira especialista em Saúde Mental e Cognição13/10/2020 - Na semana passada, a Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) realizou duas videoconferências, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara. Os eventos abordaram assuntos de interesse público, como a prevenção do suicídio (em alusão ao Setembro Amarelo) e as atribuições do Poder Legislativo (em homenagem à Semana do Legislativo). Os vídeos, contendo palestras de especialistas sobre os assuntos, estão disponíveis neste link.
Na quarta-feira (7), foi realizada “live” com o tema “Suicídio: o que leva uma pessoa a tirar a própria vida?”. O evento contou com a participação de Vanessa Faleiros, enfermeira especialista em Saúde Mental e Cognição, com formação em Gestão Pública e Enfermagem do Trabalho. A profissional é filiada à Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS), e tem experiência com usuários com comportamentos suicida e outros transtornos mentais.
O professor Luís Fernando Pires Machado, do Interlegis/Senado FederalVanessa salientou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio consiste num problema de saúde pública. “É uma realidade mais grave do que a gente imagina”, afirmou, destacando que, ainda segundo a OMS, estima-se que 800 mil pessoas morram por suicídio, anualmente, em todo o mundo, e que, no Brasil, ocorra uma morte a cada 40 segundos. A enfermeira também salientou que tais números podem ser maiores, devido à subnotificação.
No evento - que seria realizado no dia 30 de setembro, mas precisou ser remarcado, devido a problemas de conexão com a internet - a palestrante também explicou que o suicídio é causado por múltiplos fatores, como os chamados “três Ds” (desemparo, desespero e desesperança), além de outros sentimentos como culpa, solidão, tristeza, dentre outros. Ou O coordenador do Setor de Processo Legislativo da Câmara, Arthur Rehderseja, indivíduos que cometem suicídio normalmente “estão num emaranhado de emoções”, afirmou.
Como estratégias de prevenção, Vanessa citou a importância do diálogo nas famílias - inclusive através de uma atitude aberta, com ganho de confiança e sem pré-julgamentos. A enfermeira também citou a importância de se procurar ajuda profissional, como nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), UBS (Unidades Básicas de Saúde), CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e até mesmo no Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone gratuito 188.
→ Acesse à videoconferência sobre prevenção do suicídio: link
→ Leia material de apoio da Elemmor, sobre o assunto: link
ATRIBUIÇÕES DO LEGISLATIVO
A segunda videoconferência da semana foi realizada na última sexta-feira Eventos foram transmitidos no Youtube da Câmara, na quarta e na sexta-feira(9). Em alusão à Semana do Legislativo, instituída pela Lei Municipal 2081/2015, a Elemmor realizou debate virtual sobre as atribuições da Câmara e as funções dos vereadores, com a participação do professor Luís Fernando Pires Machado e do coordenador do Setor de Processo Legislativo da Câmara, Arthur Rehder da Cunha Patuci.
Doutor Honoris Causa em Gestão Pública, pós-doutor em Direito Penal e Garantias Constitucionais, e professor pesquisador da USP em SmartcitiesBR, Luís Fernando é também coordenador geral do Interlegis, programa do Senado Federal que visa fortalecer o Legislativo brasileiro. Já Arthur Rehder é formado em Relações Internacionais pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), com pós-graduação em Negociações Internacionais pelo Senac.
“Quero aqui dizer da alegria do Interlegis, do Senado Federal, [...] em participar desse grandioso evento da Semana do Legislativo Municipal, [promovido] pela Escola do Legislativo”, afirmou o professor Luís Fernando, logo na abertura do evento, destacando o papel do Poder Legislativo, com ênfase na função do vereador. Em sua fala, ele citou a atuação parlamentar e as suas funções típicas (de legislar e fiscalizar) e as funções atípicas (de julgar e administrar).
“Espero que as pessoas que participaram da live [...] difundam também essas informações ou busquem novos meios de procurá-las. Para todos nós é enriquecedor. Porque a gente vê os problemas dessa falta de conhecimento, dessas informações, por parte da grande maioria das pessoas, refletindo no dia a dia da Câmara, dos vereadores, dos Projetos de Lei”, afirmou Arthur Rehder, sobre a importância da disseminação de conhecimentos sobre o Legislativo.
PRESENÇAS
As “lives” contaram com a apresentação do jornalista da Câmara, Rodrigo Galdino, e com a participação da diretora da Escola, Juliana Bertucci (que mediou a videoconferência sobre suicídio) e do membro da Elemmor, Márcio Ramos (que mediou a live sobre as funções da Câmara). O presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PSL), participou da primeira transmissão do evento sobre suicídio, no dia 30 de setembro; e, também, da abertura da live de sexta-feira (9) - por problemas técnicos, entretanto, a sala da transmissão inicial do evento em comemoração à Semana do Legislativo foi excluída do YouTube (veja nota abaixo*, com atualização).
→ Assista à “live” sobre as atribuições do Poder Legislativo: link
→ Leia a “Cartilha do Vereador”, elaborada pelo Interlegis: link
(Atualização - 16/10/2020; 14h52 - A primeira parte do evento sobre as atribuições do Poder Legislativo foi disponibilizada nesta data e está disponível neste link)