Plenário, durante sessão virtual1º de janeiro de 2021 - Na manhã desta sexta-feira (1º), a Câmara de Monte Mor realizou cerimônia solene virtual para dar posse aos 15 vereadores, ao prefeito Edivaldo Brischi (PTB) e ao seu vice Ronaldo Tuim (Solidariedade). Além disso, foi realizada a eleição da Mesa Diretora e Vice-presidência da Casa para o biênio 2021/2022 (veja detalhes nesta notícia); e, ainda, promovida uma coletiva de imprensa, também virtual, com o presidente eleito, o vereador Alexandre Pinheiro (PTB). O evento foi transmitido ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook da Casa (assista aqui), e foi realizado à distância, através de aplicativo de videoconferência, devido às restrições impostas pela pandemia. A modalidade remota da sessão atende, inclusive, às orientações do Centro de Contingência do Coronavírus, do Estado.
A cerimônia de posse e eleição da Mesa foi presidida pelo vereador João do Bar (PSL), o mais votado na eleição de novembro de 2020; e secretariada pela vereadora Wal da Farmácia (PSL). Transmissão ocorreu pelo YouTube e FacebookAmbos estiveram na sede da Câmara, em ambientes individuais e respeitando o distanciamento social. Prefeito, vice e os demais parlamentares - Alexandre Pinheiro, Altran (MDB), Andrea Garcia (PTB), Beto Carvalho (DEM), Bruno Leite (DEM), Camilla Hellen (REPUBLICANOS), Milziane Menezes (PSDB), Nelson Almeida (SOLIDARIEDADE), Paranhos (MDB), Pavão (MDB), Professor Adriel (PT) e Professor Fio (PTB) - participaram de ambientes externos. Excepcionalmente, Vitor Gabriel (PSDB) precisou participar da Sala de Assessoria de Imprensa da Câmara, devido a falhas em sua internet particular.
A transmissão foi assistida, simultaneamente, por mais de quatro mil internautas, pelos canais oficiais da Câmara. Os empossados fizeram uso da palavra, em discursos (assista ao vídeo). Essa foi a primeira vez, na história, que o Legislativo realiza uma sessão de posse e eleição da Mesa de maneira virtual, à distância. A modalidade está prevista em normativos da Casa - como o Ato da Mesa 4/2020 e a Resolução 3/2020, em vigência desde abril, que disciplinam o funcionamento das atividades na modalidade de deliberação remota, na pandemia. Atende, ainda, às novas restrições impostas pelo Plano São Paulo, já que todo o Estado se encontra na fase vermelha, a mais restritiva, de hoje até o dia 3. Vereadores, prefeito e vice-prefeito precisam assinar o livro de posse, no Setor de Processo Legislativo, em 15 dias.
Veja outras fotos no Facebook da Câmara.