O vereador Alexandre Pinheiro, em discurso no Plenário: Indicações e reivindicações em pauta05/05/2021 - O vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Câmara, é autor de três Indicações que foram lidas no Expediente da sessão de segunda-feira (3), nas quais constam solicitações ao Poder Executivo. Em discurso no Plenário, o parlamentar comentou a importância das proposituras, que solicitam a implantação de um mutirão de saúde para agilizar consultas e exames; de um vale gás para atender às famílias vulneráveis; e de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19.
Segundo o parlamentar, tal estrutura “cumpre a missão de honrar quem se foi e dar dignidade ao luto de quem ficou, demonstrando que toda a vida importa”. O pedido de implantação consta da Indicação 242/2021. Se atendido, permitiria que “fiquem marcadas nos nossos corações aquelas pessoas que partiram, que foram levadas por essa doença tão terrível”, justificou Alexandre, em pronunciamento na sessão de segunda-feira - ocasião em que os óbitos pela Covid no Brasil ultrapassaram 405 mil.
Já o pedido do mutirão da saúde consta da Indicação 240/2021, do seu gabinete. Segundo o vereador, a medida visa “desafogar de fato as filas” para atendimentos de algumas especialidades, como neurologia e oftalmologia, dentre outras, cujas agendas de marcação estão “superlotadas”. Ainda de acordo com o parlamentar, a iniciativa permitiria que todos os munícipes “pudessem rapidamente fazer seus exames, realizar suas consultas, para ter uma melhor qualidade de vida”.
Alexandre explicou que, nos últimos dias, visitou a Policlínica Municipal, ocasião em que pôde conhecer a “dinâmica de agendamento” das consultas e exames. Além disso, esteve presente na Unidade Básica de Saúde do Jardim Colina, verificando a campanha de vacinação contra a Covid. Segundo ele, o número de pessoas a serem vacinadas praticamente dobrou em todo o Estado, com a redução das faixas etárias: o que tem causado um “gargalo” e eventuais faltas de imunizantes.
PREÇOS ABUSIVOS
Outro pedido de Alexandre - feito na Indicação 241/2021, também lida no Plenário - é pela criação de um vale gás, pela assistência social do município. O objetivo seria “atender às famílias em estado de vulnerabilidade econômica devido ao caos presente decorrente da pandemia”, esclarece o documento. No discurso, o parlamentar também citou os atuais “preços abusivos” do gás de cozinha; daí a importância de garantir esse auxílio às famílias, viabilizando “condições básicas de subsistência”.
“FAZER O BEM”
O vereador também pediu a participação de todos na campanha “Fazer o bem faz bem”- na qual são recebidas doações de alimentos não perecíveis, na recepção da Câmara, até a próxima sexta-feira (7). “É uma campanha na qual todo o Poder Legislativo está engajado: tanto vereadores, assessores e os nossos queridos servidores”, disse. Tudo o que for arrecadado será revertido ao Fundo Social de Solidariedade, para destinação às pessoas em situação de vulnerabilidade social.