“A gente precisa dar esse passo, [...] avançar nessa pauta. Então, estamos propondo esse projeto que já é realidade em outras cidades”, disse Camilla Hellen, sobre o PL 20/2025A vereadora Camilla Hellen (Republicanos) é autora do Projeto de Lei 20/2025, que estabelece que crianças e adolescentes com deficiência deverão ter prioridade de matrícula em creches, pré-escolas e instituições públicas de ensino. A propositura foi lida no expediente da sessão ordinária de segunda-feira (7), quando a parlamentar comentou a sua relevância.
“A gente precisa dar esse passo, [...] avançar nessa pauta. Então, estamos propondo esse projeto que já é realidade em outras cidades”, afirmou, no pronunciamento no Plenário. Ela ainda destacou que esteve em Brasília recentemente e trouxe algumas ideias de lá, inclusive essa iniciativa, que é oriunda de conversas e oficinas das quais participou, na capital federal.
Na Justificativa, a vereadora lembra que “muitas famílias enfrentam dificuldades para garantir uma vaga adequada para seus filhos, o que compromete seu desenvolvimento educacional e social”. “Trata-se de uma medida essencial para assegurar o direito à educação inclusiva, promovendo a igualdade de oportunidades”, completa, na propositura.
Na sessão, Camilla ainda citou o Projeto de Resolução 13/2025, também em tramitação na Câmara, que prevê a criação de uma “Galeria das Vereadoras” na Casa. Ela ressaltou que a ideia dialoga com a pauta das mulheres e do empoderamento feminino, e lembrou que Monte Mor é o município da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com mais vereadoras.
SAÚDE
A parlamentar citou a Indicação 460/2025, que pede a “construção de uma Unidade Básica de Saúde no Jd. Nova Alvorada”, devido à superlotação da UBS do São Clemente, que atende a diversos bairros. “A gente precisa dessa nova unidade, já busquei a emenda, para que essa construção possa ser realizada”, afirmou, citando que a deputada federal Maria Rosas se comprometeu a ajudar, num projeto de R$ 2,5 milhões, para a construção da nova UBS.