Em Indicação, Andrea Garcia pede assistente social em todas as UBSs

AndreGarciaDiscurso 07.04.2025 0 MG 5330“Nós precisamos do apoio nas Unidades Básicas. Uma assistente social, para sete Unidades, ela consegue dar conta [do trabalho]”, previu Andrea Garcia, citando a Indicação 399/2025A partir da Indicação 399/2025, a vereadora Andrea Garcia (PSD) solicita a contratação de assistente social para atender a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A medida é muito importante, pois existem casos de pacientes que necessitam da ajuda específica da saúde para complementar o seu tratamento, afirma, na propositura. 

Já enviado à prefeitura, o pedido foi comentado pela parlamentar durante a sessão ordinária desta segunda-feira (7). Andrea disse que a disponibilização desse profissional, apenas na Secretaria de Saúde, não é suficiente. “Nós precisamos do apoio nas Unidades Básicas. Uma assistente social, para sete Unidades, ela consegue dar conta [do trabalho]”, previu.

No pronunciamento, a vereadora explicou que essa atuação poderia se dar em forma de revezamento: ou seja, a cada dia da semana o assistente social estaria em uma UBS. Esse profissional possui múltiplas tarefas, incluindo o acompanhamento das visitas domiciliares da Equipe de Saúde da Família, para verificar casos críticos que necessitam de orientação.

“As políticas de saúde são diferentes das políticas tipificadas, do Serviço social”, afirmou Andrea, destacando que o assistente social poderia, inclusive, fazer articulações e verificar dados, estatísticas de demora na marcação de exames e até mesmo analisar “se a CROSS [Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde] está sendo bem alimentada”.

OUTROS ASSUNTOS

A vereadora voltou a confirmar a futura instalação de um posto de atendimento do INSS na cidade, e ressaltou que lutava pela melhoria mesmo antes de ser vereadora. Ela ainda disse que o chefe de gabinete da prefeitura, Vanderlei Soares, está articulando a medida. “Não é da noite pro dia, mas está em andamento”, afirmou. Além disso, comentou a destinação de emenda impositiva do seu gabinete, no valor de R$ 312 mil, visando à aquisição de medicamentos para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “Saúde é prioridade”, disse.

Foto Lado a Lado