O vereador Josuel da Conceição, na sessão de segunda-feira (14)O vereador Josuel da Conceição (PSD) afirma que uma paciente que foi atendida três vezes na UPA da cidade, após uma queda, pode ter sido vítima de negligência - tendo em vista que não foi deixada em observação na unidade e sequer foi submetida a uma tomografia.
Na sessão ordinária de segunda-feira (14), o parlamentar disse que a moradora do Jardim Paulista caiu do telhado em 9 de março, quando teve o primeiro atendimento na UPA - para onde retornou em 6 e 7 de abril, devido às fortes dores na cabeça que continuava sentindo.
Segundo o vereador, em 8 de abril a paciente foi levada por familiares ao Hospital Mário Covas, em Hortolândia, onde foi feita uma tomografia, diagnosticando aneurisma cerebral, “por causa da queda”. De imediato, disse Josuel, ela foi encaminhada ao Estadual de Sumaré.
“No mesmo dia, o neurocirurgião atendeu a paciente, fez outra tomografia onde ficou constatado pelo médico que não havia mais nada que poderia ser feito, por conta do traumatismo ter evoluído para morte cerebral”, afirmou. Ela morreu no dia 11 de abril.
No pronunciamento, o parlamentar disse que elaborou um relatório sobre o caso e enviou um ofício ao prefeito e ao secretário de Saúde de Monte Mor, cobrando investigação. “Nós não podemos ter mais vítimas como a dessa mulher, por questão de negligência médica”, afirmou.
“Nós não podemos deixar essa morte passar em vão, sem que haja uma investigação, sem que haja um pedido de abertura de uma sindicância para apurar os fatos e tomarem providências”, disse. Ele também pediu um minuto de silêncio e expressou sentimentos aos familiares.