Para Edson Silva, o papa Francisco “transcendeu fronteiras” com mensagens de amor, compaixão e solidariedade e reforçou a importância de “cuidarmos uns dos outros”Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (23), o vereador Edson Silva (PL) prestou uma homenagem ao papa Francisco, “uma figura que, independente de crenças religiosas, tocou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo”.
“Sua morte [ocorrida na segunda-feira, dia 21] é uma perda significativa não apenas para a Igreja Católica, mas para toda a humanidade”, afirmou o parlamentar. A pedido do presidente da Câmara, Beto Carvalho (PP), foi feito um minuto de silêncio no Plenário.
Edson ressaltou que o papa “transcendeu fronteiras” com mensagens de amor, compaixão e solidariedade; reforçou a importância de “cuidarmos uns dos outros, independente de nossas diferenças”; e “sempre defendeu a justiça social e os direitos dos mais vulneráveis”.
No pronunciamento, o parlamentar ainda mencionou os ensinamentos do papa, em prol de um “mundo mais justo e pacífico”, e a atuação do pontífice na proteção do meio ambiente e na luta contra as desigualdades sociais – o que convida a todos a uma “ação coletiva”.
“Essas são questões que afetam a todos nós, independente de nossa fé ou origem”, afirmou o vereador, citando que Francisco foi um dos grandes incentivadores para a sua entrada na política, ao afirmar, em discursos, que a política “é a forma mais alta, maior, da caridade”.
Edson ainda citou os posicionamentos do papa contra o aborto e a eutanásia; e frisou a importância de, nesse momento de despedida, refletirmos sobre o legado deixado: “que possamos honrar sua memória, promovendo o diálogo, o respeito mútuo e a solidariedade”.