“Algumas mulheres, infelizmente, ficam reféns do agressor, por conta da sua situação financeira [...]. Então, eu acredito que esses equipamentos vão dar assistência”, disse CamillaNa Indicação 571/2025, a vereadora Camilla Hellen (Republicanos) solicita a construção de um Centro de Referência e Apoio à Mulher (CEAMO) no município. Enviado à prefeitura, o pedido foi comentado pela parlamentar, na sessão ordinária desta segunda-feira (28).
O CEAMO visa ao “fortalecimento das políticas públicas de proteção, acolhimento e empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas vítimas de violência doméstica, física, psicológica, sexual, moral e patrimonial”, diz o texto.
No pronunciamento, a vereadora lembrou que a medida já foi implantada em Campinas, garantindo “toda assistência à mulher vítima de violência”. A cidade também adotou o pagamento de auxílio-moradia, que é pleiteado na Indicação 572/2025, do seu gabinete.
“Algumas mulheres, infelizmente, ficam reféns do agressor, por conta da sua situação financeira [...]. Então, eu acredito que esses equipamentos vão dar assistência a essa mulher, para que ela possa sair desse ciclo de violência”, frisou Camilla, no pronunciamento.
“É uma pauta importantíssima”, disse, manifestando expectativa de se reunir com a secretária de Assistência Social, Milena Braga, para abordar o assunto. Ela lembrou que a temática já foi debatida quando a deputada federal Maria Rosas visitou o município.
INDICAÇÕES
Na sessão plenária, Camilla também comentou a Indicação 570/2025, do seu gabinete. A propositura pleiteia a manutenção da estrada municipal MOR 377, conhecida como Estrada do Magoga, no Jardim Paulista. “A estrada lá está totalmente coberta de lixo, de mato, e é uma via importante”, afirmou, pedindo a atenção da prefeitura. A vereadora ainda comentou a Indicação 578/2025, que a “limpeza do bueiro localizado na Rua José Ferreira, nas proximidades do número 16, no Centro. Os pedidos foram enviados à prefeitura.