Profissionais debatem comunicação pública na Câmara, nesta quinta (8); assista online

Photo Collage Maker 2025 05 05 03 03 480À esquerda, Rodrigo, de Monte Mor e Vinicios, de Araras; à direita, Rubens e Geovana, de Itapevi: evento será transmitido ao vivo pela Câmara (Fotos - Montagem/ Arquivo pessoal)Nesta quinta-feira (8), entre 8h30 e 17h, a Câmara vai sediar a 15ª edição do Encontro da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas (APEL). As inscrições para a atividade se encerraram na semana passada. Entretanto, será possível assistir pela internet.

Às 10h, a mesa-redonda “Comunicação Institucional: novos rumos para transparência e aproximação popular” terá a participação dos jornalistas Rodrigo Galdino, da Câmara de Monte Mor, e Vinicios Franzoni, do Poder Legislativo de Araras, além de Rubens Pazinato e Geovana Yasmin, da Escola do Parlamento de Itapevi.

Na mesa, serão debatidos os desafios e os alcances da comunicação pública, institucional, e promovida uma reflexão sobre o uso desse tipo de comunicação pelas escolas legislativas, visando ao fortalecimento das próprias Casas Legislativas e do estado democrático de direito.

Além disso, será feita a apresentação do Indicador de Efetividade das Ações de Comunicação Pública praticadas por Escolas Legislativas (IE-CPEL). Desenvolvido pelo jornalista da Câmara, a ferramenta permite mensurar as políticas da área, visando melhorias.

Ao todo, 74 pessoas se inscreveram para o evento, promovido pela Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) em parceria da Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), em consonância com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).

MarcioRamos 23.04.2025Márcio Ramos, diretor da Elemmor, durante visita de estudantes da Escola Municipal Nazário Eugênio Malaquias à Câmara, no final de abril (Foto - Arquivo: 23/04/25) Conforme a Elemmor, o Encontro contará com a participação de representantes de 32 Câmaras, 29 Escolas Legislativas, duas instituições de ensino e pesquisa e de um integrante do setor privado. No total, pessoas de pelo menos 32 municípios paulistas estarão presentes.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Diretor da Escola do Legislativo montemorense, o servidor da Câmara, Márcio Ramos, espera “que o evento seja um momento de reflexão e troca de experiências sobre educação legislativa e organização das escolas legislativas, com a renovação da diretoria da APEL, que terá uma tarefa de articular apoio às escolas legislativas no território estadual”.

Além da mesa-redonda e da eleição e posse da diretoria da APEL para o biênio 2025/2026, a atividade contará com apresentações de escolas legislativas. 

“O encontro pretende refletir [sobre] o papel da comunicação institucional e se é possível melhorar a transparência do Poder Legislativo à sociedade para maior aproximação popular”, diz o site oficial do evento.

Foto Lado a Lado