Além da Escola do Legislativo de Monte Mor, outros nove municípios paulistas contaram com representantes no Encontro Nacional da ABEL (Foto: Apel - 06/06/2025)Na semana passada, a Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) esteve presente na 41ª edição do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). O evento foi realizado entre os dias 4 e 6 de junho, em Natal (RN).
O diretor da Elemmor, Márcio Ramos, participou das atividades, que tiveram o tema “educação cidadã e democracia”. Conforme a Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), “mais de 170 representantes de escolas legislativas e de contas” estiveram presentes.
Segundo a ABEL, “a participação das escolas paulistas [no encontro da entidade] demonstra a força da rede estadual e a importância da troca de experiências e boas práticas para o aprimoramento das ações pedagógicas voltadas ao fortalecimento da democracia”.
Ainda conforme a entidade, além de Monte Mor, representaram a Associação Paulista de Escolas do Legislativo (APEL), no evento, os municípios de: Campinas, Taboão da Serra, São Paulo (Câmara Municipal), Itapevi, Hortolândia, Itatiba, Valinhos, Araras e Cotia.
COOPERAÇÃO
O diretor da Elemmor, Márcio Ramos, durante palestra a alunos da Escola Nazário Eugênio Malaquias: Escola do Legislativo esteve no evento da ABEL (Foto: Arquivo: 16/05/2025)Segundo Márcio, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados “anunciou a abertura de cooperação técnica” com escolas legislativas, visando à “formação de servidores e [à oferta de] cursos à distância para [a] população interessada”.
“Essa formação acontecerá por [meio de] cursos presenciais ou à distância, palestras, seminários, que acontecerão nos municípios e regiões polos”, esclarece. No caso dos servidores, a capacitação estará alinhada às “competências técnicas e gerenciais”.
Ainda de acordo com o diretor da Elemmor, “a cooperação técnica [se] inicia com o pedido da escola do legislativo municipal ao Cefor, expondo [o] diagnóstico mínimo da realidade local e expondo os interesses para o desenvolvimento local”.
Ele entende “ser importante o trabalho de fortalecimento do Poder Legislativo em suas diferentes instâncias, principalmente da Câmara Municipal, por onde a sociedade, através dos vereadores, precisa exercer o seu poder”.