Democracia em pauta: Elemmor participa de encontro sobre educação legislativa

apel na abel 2025 06.06.2025Além da Escola do Legislativo de Monte Mor, outros nove municípios paulistas contaram com representantes no Encontro Nacional da ABEL (Foto: Apel - 06/06/2025)Na semana passada, a Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) esteve presente na 41ª edição do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). O evento foi realizado entre os dias 4 e 6 de junho, em Natal (RN).

O diretor da Elemmor, Márcio Ramos, participou das atividades, que tiveram o tema “educação cidadã e democracia”. Conforme a Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), “mais de 170 representantes de escolas legislativas e de contas” estiveram presentes.

Segundo a ABEL, “a participação das escolas paulistas [no encontro da entidade] demonstra a força da rede estadual e a importância da troca de experiências e boas práticas para o aprimoramento das ações pedagógicas voltadas ao fortalecimento da democracia”.

Ainda conforme a entidade, além de Monte Mor, representaram a Associação Paulista de Escolas do Legislativo (APEL), no evento, os municípios de: Campinas, Taboão da Serra, São Paulo (Câmara Municipal), Itapevi, Hortolândia, Itatiba, Valinhos, Araras e Cotia. 

COOPERAÇÃO

estudantesvisitam 14.05.2025O diretor da Elemmor, Márcio Ramos, durante palestra a alunos da Escola Nazário Eugênio Malaquias: Escola do Legislativo esteve no evento da ABEL (Foto: Arquivo: 16/05/2025)Segundo Márcio, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados “anunciou a abertura de cooperação técnica” com escolas legislativas, visando à “formação de servidores e [à oferta de] cursos à distância para [a] população interessada”.

“Essa formação acontecerá por [meio de] cursos presenciais ou à distância, palestras, seminários, que acontecerão nos municípios e regiões polos”, esclarece. No caso dos servidores, a capacitação estará alinhada às “competências técnicas e gerenciais”.

Ainda de acordo com o diretor da Elemmor, “a cooperação técnica [se] inicia com o pedido da escola do legislativo municipal ao Cefor, expondo [o] diagnóstico mínimo da realidade local e expondo os interesses para o desenvolvimento local”.  

Ele entende “ser importante o trabalho de fortalecimento do Poder Legislativo em suas diferentes instâncias, principalmente da Câmara Municipal, por onde a sociedade, através dos vereadores, precisa exercer o seu poder”.  

Foto Lado a Lado