Legis Vídeos permite downloads e cortes de conteúdos audiovisuais da Câmara

legisvideos 10.06.2025Beto Carvalho em sessão, no sistema (Fotos: Arquivo - 10/06)Um Termo de Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL-RN) permitiu a implantação, no site da Câmara, do sistema Legis Vídeos, que permite o download - de maneira integral ou parcial, com cortes - de conteúdos audiovisuais transmitidos pela Casa, como as sessões plenárias e as audiências públicas.

O software gratuito - já adotado por outras Casas do país, incluindo outras Câmaras de Vereadores do Estado de São Paulo - também permite a transcrição dos áudios disponíveis nos vídeos para o formato de texto. O Termo de Cooperação foi assinado pelo presidente Beto Carvalho (PP) em abril e o Legis Vídeos entrou no ar, em Monte Mor, no dia 20 de maio.

Técnico de informática da Câmara, Marcelo Landi diz que a implantação ocorreu apenas com o custo da “nova hospedagem” na internet, e que o sistema dá maior “controle e autoridade sobre o conteúdo”, pois a Casa deixa de depender exclusivamente de soluções privadas (ele cita a suspensão indevida de contas de redes sociais de outras instituições, por exemplo).

APLICAÇÃO WEB

legisvideos 10.06.2025 02De pé, Marcelo Landi, técnico de informática da Câmara, em treinamento do Legis Vídeos fornecido a servidoresDisponível em destaque na página principal do site da Câmara, o sistema já contempla 30 vídeos, entre sessões plenárias e audiências públicas desta legislatura, além do vídeo institucional com a vista panorâmica da cidade. No caso das sessões, é possível, inclusive, localizar trechos específicos do conteúdo, como os discursos individuais de parlamentares.

De acordo com a Assembleia Legislativa, “o sistema consiste em uma aplicação web que gerencia o conteúdo audiovisual produzidopelas TVs Legislativas a partir de atividades parlamentares”. “O Legis Vídeos dispõe de campos de busca e filtros e permite a edição e o recorte de trechos específicos de discursos e votos dos parlamentares”, completa a AL-RN.

Além de Monte Mor, as Câmaras de Barretos, Bauru, Guarulhos e Piracicaba já utilizam o sistema no Estado de São Paulo. O software também já é usado pela Casa de Leis de Divinópolis, em Minas Gerais, dentre outras. No Rio Grande do Norte, além da Assembleia, utilizam o Legis Vídeos: o Tribunal de Contas e as Câmaras de Natal e Parnamirim.    

Foto Lado a Lado