Beto Carvalho em sessão, no sistema (Fotos: Arquivo - 10/06)Um Termo de Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL-RN) permitiu a implantação, no site da Câmara, do sistema Legis Vídeos, que permite o download - de maneira integral ou parcial, com cortes - de conteúdos audiovisuais transmitidos pela Casa, como as sessões plenárias e as audiências públicas.
O software gratuito - já adotado por outras Casas do país, incluindo outras Câmaras de Vereadores do Estado de São Paulo - também permite a transcrição dos áudios disponíveis nos vídeos para o formato de texto. O Termo de Cooperação foi assinado pelo presidente Beto Carvalho (PP) em abril e o Legis Vídeos entrou no ar, em Monte Mor, no dia 20 de maio.
Técnico de informática da Câmara, Marcelo Landi diz que a implantação ocorreu apenas com o custo da “nova hospedagem” na internet, e que o sistema dá maior “controle e autoridade sobre o conteúdo”, pois a Casa deixa de depender exclusivamente de soluções privadas (ele cita a suspensão indevida de contas de redes sociais de outras instituições, por exemplo).
APLICAÇÃO WEB
De pé, Marcelo Landi, técnico de informática da Câmara, em treinamento do Legis Vídeos fornecido a servidoresDisponível em destaque na página principal do site da Câmara, o sistema já contempla 30 vídeos, entre sessões plenárias e audiências públicas desta legislatura, além do vídeo institucional com a vista panorâmica da cidade. No caso das sessões, é possível, inclusive, localizar trechos específicos do conteúdo, como os discursos individuais de parlamentares.
De acordo com a Assembleia Legislativa, “o sistema consiste em uma aplicação web que gerencia o conteúdo audiovisual produzidopelas TVs Legislativas a partir de atividades parlamentares”. “O Legis Vídeos dispõe de campos de busca e filtros e permite a edição e o recorte de trechos específicos de discursos e votos dos parlamentares”, completa a AL-RN.
Além de Monte Mor, as Câmaras de Barretos, Bauru, Guarulhos e Piracicaba já utilizam o sistema no Estado de São Paulo. O software também já é usado pela Casa de Leis de Divinópolis, em Minas Gerais, dentre outras. No Rio Grande do Norte, além da Assembleia, utilizam o Legis Vídeos: o Tribunal de Contas e as Câmaras de Natal e Parnamirim.