Camilla Hellen: “Agosto Lilás” terá palestra e inauguração da Galeria de Vereadoras

CamilaHellenDiscurso 04.08.2025 0 MG 2468“A gente sabe o quão difícil é para a mulher conseguir sair desse ciclo de violência, [...] para isso que a gente criou esse mês de conscientização” Camilla Hellen, sobre Agosto LilásIniciativa da vereadora Camilla Hellen (Republicanos), o “Agosto Lilás” visa à “conscientização pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher”. Na sessão ordinária desta segunda-feira (4), a parlamentar anunciou que, neste mês, a Câmara sediará um evento de conscientização e, ainda, a inauguração da Galeria de Vereadoras - espaço que foi criado na Casa a partir de um Projeto de sua iniciativa, também aprovado pelo Plenário.

Camilla explicou que as atividades serão promovidas pela Frente Parlamentar dos Direitos das Mulheres, da qual é presidente. “São trabalhos de incentivo à valorização da mulher, [o] que é muito importante. Nós somos a maioria e, infelizmente, ainda estamos muito aquém nos lugares de destaque, de decisão. Ainda temos muito o que debater em relação à violência doméstica, à violência política contra a mulher e [...] violências institucionais”, exemplificou.

No discurso, a parlamentar explicou que a palestra visa conscientizar as mulheres sobre a importância das denúncias. “A gente sabe o quão difícil é para a mulher conseguir sair desse ciclo de violência, [...] para isso que a gente criou esse mês de conscientização”, salientou. A Galeria de Vereadoras, em contrapartida, dará visibilidade às parlamentares que atuaram na Casa, reconhecendo a contribuição das mesmas para a política local e para a democracia. 

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A vereadora ainda anunciou que vai propor a criação de uma Frente Parlamentar “a respeito da regularização fundiária”, na Câmara, visando à obtenção de “informações oficiais” sobre o assunto. Ela disse que realizou tratativas com a prefeitura, “desde o início do mandato”; que o município, inclusive, instituiu uma Comissão Técnica para tratar do tema, recentemente; e que a Frente Parlamentar terá o objetivo de “dar respostas oficiais, completas” e acessíveis aos moradores, que anseiam pelo direito de obter as escrituras dos seus imóveis. 

Foto Lado a Lado