“Ninguém pode sair de lá, nobres vereadores, sem o seu medicamento, sem a sua consulta [estar] sendo agendada. Não [agendada] para 2026, [mas pelo menos para] daqui a um mês eu acho que é necessário”, salientou Wal da FarmáciaNa sessão ordinária desta segunda-feira (4), a vereadora Wal da Farmácia (PSB) comentou a atuação no período de recesso parlamentar, no qual atendeu demandas da população e realizou visitas e reuniões, verificando problemas “in loco”. A vereadora também mencionou as filas de espera na unidade de saúde do São Clemente. “Liguei para o secretário de Saúde, conversei, para resolver, e aquelas reclamações que estavam no Facebook foram sanadas”, afirmou, agradecendo aos vereadores, pelo auxílio nessas cobranças.
No pronunciamento, a parlamentar ainda afirmou que persistem problemas na entrega de remédios, tendo em vista que muitas pessoas afirmam que não têm conseguido retirá-los, apesar de a Saúde ser um direito constitucional. Disse, ainda, que já oficializou o secretário, sobre o assunto. “Ninguém pode sair de lá, nobres vereadores, sem o seu medicamento, sem a sua consulta [estar] sendo agendada. Não [agendada] para 2026, [mas pelo menos para] daqui a um mês eu acho que é necessário”, salientou, no Plenário da Câmara.
Wal ainda afirmou que os postos de saúde que possuem “demanda reprimida” precisam reforçar as equipes, contratando mais um profissional, “para tirar essa escassez”. “Essa foi a minha conversa com o secretário. Estamos tendo dificuldades ainda, falta de medicamentos em algumas unidades. Estou achando que é uma falta de gestão mesmo”, afirmou. Além disso, citou reuniões realizadas com o prefeito, nas quais pediu mais diálogo com a Câmara, e foi informada, também, de que Projetos do Refis e do Desdobro serão enviados à Casa.
CONGRATULAÇÃO
A parlamentar também agradeceu à vereadora Dandara, de Caçapava, pela Moção de Congratulação “em reconhecimento ao seu trabalho e à sua dedicação”. “Realmente, nós, mulheres, temos que mostrar que, juntas, somos fortes e que nosso lugar é onde a gente quiser. Então, eu fico muito feliz por uma vereadora de Caçapava homenagear o trabalho dessa vereadora aqui em Montemor, é muito emocionante”, afirmou.