Plenário sedia Conferência de Políticas para Mulheres; vereadoras defendem igualdade

Geral conferencia 01Plenário da Câmara estava cheio: Casa sediou Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, nesta segunda (11)A Câmara sediou nesta segunda-feira (11) a primeira edição da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema “mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todos”, o evento, realizado no Plenário da Casa, debateu políticas públicas da área. 

As vereadoras Andrea Garcia (PSD) e Camilla Hellen (Republicanos) compuseram a mesa da Conferência, que também contou com a participação de autoridades diversas, incluindo a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Econômico e Social Milena Rinaldo. 

“Refletiremos sobre os desafios ainda enfrentados, celebraremos as conquistas alcançadas e, principalmente, traçaremos caminhos para garantir a efetivação de direitos e o enfrentamento das desigualdades estruturais”, disse a apresentadora Amanda Caldeira, logo na abertura.  

A atividade foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor. O evento também contou com uma palestra magna da mestre em Direito Ana Carolina Garcia.  

DEFESA DA IGUALDADE

Geral conferencia 11.08 02Andrea Garcia e Camilla Hellen (à direita) compuseram a mesa da Conferência, que discutiu os desafios para a efetivação de direitos e o enfrentamento das desigualdades de gênero“Eu vejo a importância da força da mulher, aqui, dentro desta Casa Legislativa”, comentou Andrea Garcia, citando a importância do enfrentamento das desigualdades, que ainda persistem. “Nós somos muito importantes para uma sociedade [...] Essa primeira Conferência já é algo para a gente se fortalecer cada dia mais”, afirmou a parlamentar, frisando a relevância da união de forças. Ela ainda disse que elaborou Indicações, em outros mandatos, pedindo a criação do Conselho dos Direitos das Mulheres, para reforçar políticas públicas. “Que hoje seja o marco da mudança da mulher em Monte Mor”, concluiu. 

Camilla Hellen, que também preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, lembrou a importância da representatividade feminina. “Quem decide uma eleição são as mulheres, que vão muito mais às urnas do que os homens”, exemplificou, no início da fala, cumprimentando os presentes. Ela ainda defendeu a transmissão das conferências, na internet. “Nós precisamos ecoar as nossas vozes”, afirmou, sobre ampliação do alcance dos debates sobre políticas públicas. A vereadora ainda citou causas defendidas pelo seu mandato, como a das mulheres e das mães atípicas. “Falar de mulher é um tema muito amplo”, disse. 

“Nós temos o poder para transformar [a realidade], e é isso que nós, mulheres, temos feito ao longo da história. Mas nós ainda estamos engatinhando [nesse sentido]”, afirmou, lembrando que a conquista do direito ao voto feminino ocorreu apenas em 1932. A vereadora ainda defendeu um trabalho “em unidade”, em prol de objetivos coletivos. “Quantas vezes nós sofremos violência política de gênero, dentro desta Casa”, afirmou Camilla, citando silenciamentos e cerceamentos do direito à fala vivenciados por vereadoras, e desrespeitos ocorridos em espaços de articulação, “simplesmente” pelo fato de serem mulheres. 

RESISTÊNCIA E AVANÇOS

Milena disse que o evento era dedicado “à luta, à resistência e aos avanços dos direitos das mulheres”, e destacou que o mundo vive um momento de transformações, e as vozes femininas, que foram silenciadas por séculos, “hoje ecoam com mais força”. A primeira-dama também citou o cenário de desigualdades e de violências (psicológica, moral, física, patrimonial e sexual) vivenciado. O evento também contou com a participação dos secretários municipais Vanderlei Soares (Chefia de Gabinete) e Edson Tadeu Pelizon (Segurança), e dos vereadores Bruno Leite (UNIÃO) e Professor Adriel (PDT).   

GALERIA DE IMAGENS

Foto Lado a Lado