Segundo Renato Olivatto, a extensão do benefício do auxílio transporte aos estudantes dos ensinos médio e técnico poderia “auxiliar e impulsionar nossa população a buscar educação”Na Indicação 870/2025, o vereador Renato Olivatto (PSDB) pede que a prefeitura “estude a viabilidade de estender o benefício do auxílio transporte universitário para estudantes do ensino médio e técnico” que estudem em instituições de ensino localizadas “fora do município”. A reivindicação foi comentada na sessão ordinária desta segunda-feira (11).
“Hoje, a gente tem esse programa aqui, que é o auxílio transporte universitário, e ele beneficia quem faz faculdade em outros municípios, [ou seja, que cursam o] Ensino Superior, mas não temos nada igual ou parecido que faça isso para quem faz curso técnico ou ensino médio”, comentou o parlamentar, no pronunciamento na Câmara, pedindo apoio à prefeitura.
Na Justificativa da Indicação, lida na sessão plenária da semana passada, Renato também lembra que “o auxílio transporte universitário é um benefício que vem ajudando, muito, os estudantes que precisam se deslocar para outros municípios para estudar”. Segundo ele, a extensão do benefício poderia “auxiliar e impulsionar nossa população a buscar educação”.
Instituído pela Lei 1692/2013, o Programa Municipal de Auxílio Transporte para Estudantes Universitários (PAE) “se destina a beneficiar estudantes comprovadamente e regularmente matriculados em instituições particulares e públicas de ensino de nível superior”, desde que comprovada a “inexistência de curso similar no município” e 75% de frequência escolar.
ESPORTE
Na sessão plenária, Renato ainda comentou que, na condição de voluntário, trabalha desde 2018 como treinador de luta de braço. E que, no último final de semana, ocorreu o Campeonato Paulista da modalidade, em Indaiatuba, quando a equipe de Monte Mor conseguiu a “2ª colocação por equipe, dentre 25 equipes do Estado todo”. Ele citou individualmente o nome dos atletas. “A cidade tem orgulho de pessoas como eles”, frisou.