Os munícipes homenageados, com familiares e vereadores, no Plenário: Moção de Aplausos do vereador Josuel da Conceição destaca o trabalho voluntário realizado no Jardim PaulistaDe autoria do vereador Josuel da Conceição (PSD), a Moção 21/2025, de Aplausos, presta homenagem aos cidadãos Raimundo Pereira Neto e Sebastião Oliveira de Sousa, “por serviços prestados à comunidade do bairro Jardim Paulista”.
A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (18), quando as honrarias foram entregues. O texto cita que os homenageados exerceram um “trabalho exemplar” na área verde localizada na Rua Vinte e Cinco do Jardim Paulista, que foi transformada em uma área de lazer.
Na Moção, Josuel comenta que Sebastião é natural da Bahia, e veio para Monte Mor em 2011. Ainda segundo o vereador, em frente à residência do munícipe “havia muito lixo” e ele, “incomodado”, começou a limpar, a roçar o espaço, “a cuidar da área verde”, que se tornou, atualmente, “uma praça de lazer [para] a comunidade daquela rua”.
Já Raimundo, explica o autor, mudou-se para o município em 2019 e, constatando o acúmulo de mato, na mesma rua, “comprou uma roçadeira” e começou a ajudar Sebastião a manter a área verde limpa, plantando árvores, construindo um quiosque de madeira, instalando bancos e mesa de concreto, dentre outras melhorias, “sem [a] ajuda do Poder Executivo”.
COMENTÁRIOS
De pé, os moradores da Rua Vinte e Cinco do Jardim Paulista, homenageados com a Moção: munícipes revitalizaram área verde do bairro “sem [a] ajuda do Poder Executivo”Josuel afirmou que os homenageados são “dois cidadãos exemplares da nossa cidade, que têm feito a diferença”. “Deus abençoe vocês por estarem aqui, parabéns”, afirmou. Ele lamentou a não exibição, nos televisores do Plenário, de dois vídeos sobre a atuação dos munícipes, e rebateu o argumento da Presidência de que a exibição iria ferir o Regimento Interno da Casa.
“Eu já vi várias vezes passando vídeos aqui”, afirmou. Segundo ele, as gravações que seriam transmitidas mostrariam dois cidadãos exercendo uma obrigação que é do Poder Público – e que não foi realizada, apesar das cobranças. O parlamentar relatou que eles revitalizaram uma área verde, que estava abandonada e com acúmulo de mato e lixo e proliferação de insetos.
“Até os postes eles compraram”, afirmou, citando que são investidos recursos próprios, desses moradores, para manter a área limpa. O parlamentar exibiu fotografias da atuação dos munícipes e do espaço revitalizado – contemplando, inclusive, a construção de um “parquinho para as crianças”. O parlamentar leu a íntegra da Moção, com a homenagem.
O presidente da Câmara, Beto Carvalho (PP), parabenizou o autor da Moção e agradeceu aos homenageados. O parlamentar ainda disse que de fato o Regimento Interno veda as exibições, no artigo 219. “O Regimento a gente segue à risca, mas podemos mudar isso”, afirmou, relatando que nunca cerceou palavras. Outros vereadores também comentaram a Moção.