O vereador Bruno Leite, na sessão plenáriaO vereador Bruno Leite (UNIÃO) é autor do Projeto de Lei (PL) 82/2025, em tramitação na Câmara, que trata da “circulação de cães considerados perigosos em locais públicos no município”, estabelecendo “regras de segurança e penalidades” aos tutores. A propositura foi lida na sessão ordinária desta segunda-feira (18), quando o parlamentar comentou o assunto.
Ele citou a ocorrência de ataques de pitbulls na cidade, e lembrou que “é preciso muita cautela para passear com esses animais”. Conforme o vereador, o PL já foi aplicado em cidades vizinhas, como Hortolândia, e visa regular o assunto, prevendo que esses cães, acompanhados dos respectivos tutores, “estejam sempre com focinheira”, por exemplo.
“E que nós possamos ter a Guarda Municipal como parceira, e um órgão fiscalizador”, afirmou, sobre a importância do acompanhamento da aplicação da lei, pelo Poder Público. O Projeto torna obrigatório o “uso simultâneo de guia e focinheira” e o acompanhamento por maiores de 18 anos “com condições físicas e mentais para o controle do animal”.
DESENVOLVIMENTO
“Nós estamos numa boa conversa com um grupo chinês, para atrair investimento à nossa cidade”, anunciou Bruno, destacando que a atração de indústrias cria empregos e aumenta a arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços), gerando renda. Ele defendeu que a prefeitura trabalhe nesse sentido, para atrair empresas e crescimento ao município. “Somos a quinta maior [cidade] da RMC [Região Metropolitana de Campinas], em território, e temos muita área, muita terra, para as empresas se instalarem no nosso município. Mas é preciso políticas públicas voltadas a isso, para que nós possamos crescer de forma ordenada”, afirmou.
INDICAÇÕES
O parlamentar ainda comentou as Indicações do seu gabinete que pedem: que a prefeitura verifique a “possibilidade de celebração de convênio com a empresa Wellhub (Gympass), visando beneficiar os funcionários públicos municipais”; que “realize a instalação de um novo playground infantil na praça ao lado da UBS do Jardim Progresso”; e que promova a “instalação de um Guard Rail nas margens do pesqueiro Bordon, na estrada que liga Monte Mor à Sumaré”. Assim como o PL, as Indicações foram lidas no Expediente da sessão.