Galeria de Vereadoras levará o nome de Isilda Rinaldo; inauguração na quinta (28)

IsildaRinaldo Arquivopessoal famíliaIsilda Rinaldo, ex-presidente da Câmara (Foto: Arquivo Pessoal da família)Vereadora entre 1997 e 2000, quando ocupou a Presidência da Câmara no biênio 1999/2000, Isilda Maria de Sousa Rinaldo recebe uma homenagem póstuma no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 10/2025, que concede seu nome à Galeria de Fotos das Vereadoras que será inaugurada nesta quinta-feira (28), às 10h, no hall de entrada do Plenário.

A aprovação do PDL, de autoria do presidente da Casa, vereador Beto Carvalho (PP), ocorreu na sessão ordinária desta segunda-feira (25), por unanimidade. Conforme a matéria legislativa, a Galeria “deverá ser mantida “ad perpetum” [ou seja, “para sempre”, conforme a expressão em latim] como patrimônio histórico do Parlamento Municipal”.

A autorização para criação da Galeria das Vereadoras foi concedida em abril deste ano, após a aprovação de um Projeto da vereadora Camilla Hellen (Republicanos), que “busca reconhecer e valorizar a contribuição dessas mulheres para a política local e para o fortalecimento da democracia, além de celebrar a presença feminina em espaços de poder e decisão”. 

BIOGRAFIA

BetoCarvalho 25.08.2025 01O presidente da Câmara, vereador Beto Carvalho, autor do Projeto aprovadoNatural de Ribeirão Branco, Isilda Rinaldo foi professora, primeira-dama de Monte Mor (tendo em vista que era casada com o ex-prefeito João Rinaldo) e é mãe do atual prefeito Murilo Rinaldo. Foi a primeira mulher a presidir a Câmara, quando conduziu a Casa “com firmeza, dedicação e independência”, diz o Projeto. Ela morreu em 2024, aos 71 anos.

“Ao longo de sua trajetória pública, [ela] sempre demonstrou seu contínuo compromisso com a população montemorense”, diz Beto, citando que, “em reconhecimento à sua dedicação e contribuições significativas, recebeu o título de Cidadã Montemorense [aprovado em 2016], uma honraria que reflete o apreço e a gratidão da comunidade por sua atuação exemplar”.

O autor usou a tribuna da Câmara e destacou a importância da medida, salientando que, das 11 vereadoras que já ocuparam uma cadeira na Câmara, Isilda Rinaldo é “a única que não está entre nós hoje”. Ele também leu a íntegra da justificativa do Projeto, com a biografia da homenageada. Outros parlamentares também comentaram a propositura, na sessão plenária. 

Foto Lado a Lado