Camilla Hellen, durante discurso na cerimôniaAutora do Projeto que viabilizou a criação da Galeria de Vereadoras Isilda Rinaldo, inaugurada nesta quinta-feira (28), a vereadora Camilla Hellen (Republicanos) fez um discurso emocionado no evento, destacando a luta das mulheres na política, inclusive.
Ela lembrou que a Galeria simboliza a atuação de “todas as mulheres que, com todas as dificuldades, chegaram aqui e representaram outras mulheres”. “A Dona Isilda terá um momento de destaque, porque ela foi a nossa primeira presidente”, lembrou.
Isilda teve a história lembrada na inauguração, inclusive com a leitura da biografia. Vereadora de 1997 a 2000, e presidente no 2º biênio do período, ela foi homenageada em Projeto do presidente Beto Carvalho (PP), que concedeu seu nome à Galeria das Vereadoras.
No pronunciamento, Camilla agradeceu ao atual presidente pela parceria com as parlamentares e pela forma respeitosa como as trata. E, num dos momentos de emoção, disse que as vereadoras passaram por momentos “muito difíceis aqui, de calúnia e de difamação”.
Irma Wellendorf, presidente 2003 a 2004, esteve presente“Essa Galeria é muito importante para nós e [é] muito importante para todas que passaram [pela Casa]”, afirmou a parlamentar, que destacou que o local, no hall de entrada do Plenário, deverá servir de “inspiração” para outras, encorajando-as a ocupar os espaços de poder.
Na cerimônia de inauguração, a vereadora ainda comentou que, mesmo quando não ocupam cargos, as mulheres sempre estiveram “presentes na História”, inclusive com as com jornadas múltiplas de trabalho e as atuações diversas, o que comprova a sua força, união e resiliência.
Também discursaram: a ex-vereadora, na legislatura 2001/2004, e ex-presidente da Câmara entre 2003 e 2004, Irma Ida Capraro Wellendorf (foto ao lado), e as vereadoras Andrea Garcia (PSD) e Milziane Menezes (MDB), que também frisaram a importância da solenidade.
A ex-vereadoras Bernadete Nemer (legislatura 1997 a 2000), Maria Marleide (2005 a 2008) e Neide Garcia Fernandes, conhecida como Neide da Especialidade (2013 a 2016) também prestigiaram o evento de inauguração, além da primeira-dama Milena Rinaldo.
IMAGENS