Márcio Ramos, diretor da Escola do Legislativo, durante encontro do Parlamento Jovem, em 16 de junho. As atividades do programa de educação para a cidadania foram encerradas nesta quinta-feira (11), com a entrega de Certificados de Honra ao Mérito aos estudantes das quatro escolas Encerrada nesta quinta-feira (11), a 4ª edição do Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor), garantiu que os alunos das escolas que aderiram ao programa participassem de uma série de atividades, nesse período.
Antes mesmo da posse, ocorrida em 18 de junho, os estudantes das escolas estaduais Governador Mário Covas, Professora Carmela Chiara Ginefra e Cônego Cyríaco Scaranello Pires, e do Colégio Objetivo, particular, participaram de palestras.
Segundo Márcio Ramos, diretor da Elemmor, essa fase das atividades - na qual “cada escola definiu o jeito que queria fazer, e como queria envolver os alunos dentro do programa” - envolveu um total de 350 estudantes, que participaram de debates diversos.
Além disso, foram realizados sete encontros na Câmara, contemplando “momentos de estudos e momentos de prática” - nos quais “temas importantes” - na avaliação dos próprios alunos - foram discutidos, salienta o diretor da Escola Legislativa.
Foram realizadas palestras sobre: Orçamento Público, com o contador da Câmara, Jair Evangelista; Estatuto da Juventude, com o vereador Alexandre Pinheiro (Republicanos); princípios da administração pública, com o assessor parlamentar da vereadora Wal da Farmácia (PSB), Carlos Gustavo Ronchesel; e comunicação pública, redes sociais e fake news, com o jornalista da Casa, Rodrigo Galdino.
Estudantes durante caminhada pelos corredores dos gabinetes, na primeira visita à sede do Poder Legislativo, em 16 de junho Conforme o diretor da Elemmor, as palestras visaram transmitir aos participantes noções básicas sobre os assuntos – fazendo com que os mesmos tivessem ciência de que, “para o funcionamento do Poder Legislativo, nós temos uma série de regras e de atitudes que estão ligadas diretamente ao exercício do mandato de vereador”.
“Nosso objetivo, também, não era formar pessoas para serem vereadores. O objetivo nosso é fazer com que o jovem tenha cada vez mais vontade de participar da vida política”, frisou Márcio, destacando a importância do programa para a superação da “crise da representação democrática” e para o fortalecimento da democracia participativa.
O programa teve 42 inscritos neste ano e, após algumas desistências por questões particulares, como de trabalho, 34 alunos concluíram o Parlamento Jovem (destes, 28 estudantes receberam os certificados na cerimônia desta quinta-feira e os demais vão receber posteriormente).
- Assista à cerimônia de encerramento
- Leia a Resolução que criou o programa
GALERIA DE IMAGENS
Imagens das palestras realizadas na Câmara
Registros de atividades do Parlamento Jovem
Fotos: Arquivo Câmara