Desassoreamento: Câmara quer informações

18.01.24 CopyPedido de informações sobre obras foi aprovado (Imagem ilustrativa: Prefeitura | 18/01/24)O Requerimento 20/2025, do vereador Bruno Leite (UNIÃO), cobra informações da prefeitura sobre o uso de máquinas do Estado no desassoreamento do Rio Capivari.

A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (6). O texto ainda pede “demais informações sobre as prevenções das enchentes”.

No Requerimento, é questionado por exemplo se o Governo do Estado “disponibilizou algum cronograma oficial referente aos serviços de desassoreamento” no município.

Além disso, pergunta quais serviços as máquinas já realizaram, quais ainda serão feitos, e:

  • as respectivas datas de início,
  • os prazos, 
  • a previsão de término de cada etapa dos trabalhos.

O documento também pergunta qual o plano de ação da prefeitura para prevenir e combater enchentes, dentre outros questionamentos.

Responsabilidades

Na Justificativa, o autor lembra que as enchentes “há anos atingem nossa cidade, causando prejuízos sociais e econômicos”.

“O acompanhamento das ações, bem como a clareza sobre responsabilidades entre Estado e Município, são fundamentais”, completa.  

O assunto também foi abordado antes da votação, realizada em bloco.

“Isso aqui nada mais são do que as perguntas dos moradores ali do Jardim Progresso, Jardim Capuavinha, que nos procuraram e pediram essa transparência”, afirmou Bruno, citando reunião com munícipes, sobre o assunto.

O parlamentar também disse que enviou ofício à secretaria municipal competente, mas não obteve respostas.

Foto Lado a Lado