“Monte Mor Recicla” integra projeto do Consimares (Foto ilustrativa - Prefeitura | 27/06/25)Os vereadores ratificaram – ou seja, confirmaram – o segundo aditivo ao contrato do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas, o Consimares.
A medida consta do Projeto de Lei (PL) 98/2025, da prefeitura, aprovado por unanimidade durante votação realizada na sessão ordinária desta segunda-feira (3).
O aditivo foi aprovado pela Assembleia do órgão, em dezembro de 2024.
Na prática, o texto ajusta “o objeto do contrato”, permitindo a contratação de Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parcerias Público Privadas, diz a prefeitura.
Ainda conforme o Poder Executivo, a medida garantirá:
✔️ a articulação com outros entes para a obtenção de recursos que serão alocados em projetos, obras e serviços sustentáveis de interesse comum dos consorciados;
✔️ e, a contratação de projetos, obras e serviços sustentáveis de interesse dos mesmos.
Criado em 2009, o Consimares tem o objetivo de “compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos”, e tem “ênfase na inclusão sócio-econômica e ambiental dos catadores de materiais recicláveis”.
O órgão é integrado pelos municípios de Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara D'Oeste, Sumaré e Monte Mor.
Monte Mor Recicla
Em julho, a Câmara já havia aprovado a implementação do programa ambiental “Monte Mor Recicla” e a criação da “Moeda do Bem”, visando incentivar a coleta e a reciclagem de resíduos no município.
No mesmo mês, a prefeitura inaugurou o Espaço Eco Troca “Mercado do Bem”, política que integra o programa Recicla Cidade - Consimares, segundo a prefeitura.