"Hoje, nem precisa de agência, a gente precisa de um posto, de algo acolhedor”, diz Andrea GarciaA vereadora Andrea Garcia (PSD) agradece à secretária municipal de Administração, Lúcia Albrecht, pela resposta à Indicação 1154/2025, do seu gabinete.
A propositura pede que a prefeitura “interceda junto ao INSS, pleiteando a implantação de um Posto de Atendimento e Acolhimento” do órgão, no município.
No documento, a secretária informa que o posto não foi instalado devido à “ausência da Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP)”.
Além disso, explica que, “após o parcelamento dos débitos do Ipremor [...], todas as demais etapas já foram devidamente cumpridas, sendo a CRP o único documento pendente”.
Cobranças
No discurso, Andrea lembrou que cobra o posto há aproximadamente 15 anos, mesmo antes de ser vereadora, e disse que a prefeitura realiza estudos para garantir a medida.
A parlamentar afirmou que o posto vai garantir um suporte aos moradores que precisam desse atendimento, como pessoas com deficiência e idosos.
“A gente tem uma dificuldade grande pelo [atendimento via] aplicativo. Hoje, nem precisa de agência, a gente precisa de um posto, de algo acolhedor”, explicou.
Segundo ela, a unidade vai “facilitar a vida” dos moradores que precisam do INSS, inclusive escaneando documentos, gerando senhas e viabilizando solicitações “junto aos CRASs”.
CadÚnico
Andrea ainda citou a Indicação que pede a “a realização do Cadastro Único Itinerante com foco na Tarifa do Bem, no Terminal Rodoviário Geraldo Benini e no bairro Jardim Paulista”.
A vereadora mencionou uma reunião que teve com o prefeito, sobre o assunto, e lembrou que a atualização do CadÚnico garante direitos, inclusive a gratuidade no transporte público.