(Imagem ilustrativa: Logo “Radar da Transparência” com efeitos via ChatGPT | 05/12/2025)A Câmara recebeu o Selo Prata de Transparência na avaliação de 2025 do Radar da Transparência Pública.
O estudo é divulgado anualmente e integra o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
🔎 Na prática, o Radar examina o nível de transparência de sites institucionais.
Neste ano, a Câmara atingiu 77,81% do Índice, numa escala que vai de 0 a 100%, conquistando o nível prata de transparência pública.
Em 2024, a Casa de Leis havia alcançado o nível anterior, intermediário, com 70,36%.
Certificação
“Recebemos com muito orgulho e alegria este resultado”, destaca a ouvidora do Poder Legislativo, Monique Barrenha.
A profissional coordena o Serviço de Ouvidoria e Transparência da Câmara, responsável por sugerir e monitorar a implantação de melhorias na área.
Segundo Monique, o selo “reflete o trabalho contínuo que toda a equipe vem exercendo nestes últimos anos, mas principalmente no último ano, onde saímos de um portal não certificado para uma certificação prata”.
“Disponibilizar documentos e materiais de interesse público a toda população cria um ambiente de confiabilidade entre Câmara e munícipes”, explica.
Metodologia
O Radar da Transparência se baseia em cerca de 130 critérios de avaliação, que medem o grau de transparência das entidades públicas avaliadas.
Segundo a Atricon, mais de 10 mil sites de órgãos públicos foram avaliados neste ano.
“Ao total, 2.912 portais foram certificados. Destes, 998 conquistaram o Selo Diamante, 1.082 receberam o Selo Ouro e 832 ficaram com o Selo Prata”, diz o órgão.