Moção pede permanência de concessionária no Viracopos (Imagem ilustrativa: Wikipedia)A Câmara defende a permanência da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A. na condução e administração do Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), em Campinas.
O pedido consta da Moção 26/2025, de Apelo, aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (8).
O texto menciona a “notória excelência na prestação de serviços de interesse público prestados pela concessionária”.
Também é citada a retomada das negociações da empresa com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sobre as “divergências contratuais”.
Segundo a Moção, a medida visa “ao reequilíbrio do atual contrato de concessão, viabilizando a permanência da companhia”.
A Moção é assinada pelos vereadores:
- Alexandre Pinheiro (Republicanos)
- Andrea Garcia (PSD)
- Clair Gomes (PSB)
- Edson Silva (PL)
- Pavão da Academia (MDB)
- Josuel da Conceição (PSD)
- Milziane Menezes (MDB)
- Renato Olivatto (PSDB)
- Beto Carvalho (PP)
Demanda regional
O presidente Beto Carvalho disse que a Moção integra um trabalho realizado “via Parlamento Regional” – ou seja, “todas as Câmaras” da região estão encabeçando o pedido.
Segundo ele, a atual concessionária que administra o aeroporto vem atuando “com tamanha grandeza”, e existe o temor de que eventual mudança de gestão piore a prestação do serviço.
O parlamentar explicou que, caso ocorra a mudança de concessionária e a piora nos serviços, empresas podem deixar a região, já que a logística é feita “dentro daquele aeroporto”.
A Moção aprovada será remetida ao Ministério dos Portos e Aeroportos e à Anac.