Câmeras de Centro de Operações Integradas (Imagem ilustrativa: Prefeitura de Vinhedo)O Projeto de Lei (PL) 120/2025, da prefeitura, cria o Centro de Operações Integradas (COI “João Rinaldo” e o Departamento de Inteligência (DInt) da Secretaria de Segurança Pública.
A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (19). O relator foi o vereador Alexandre Pinheiro (Republicanos).
Conforme o PL, o COI visa, dentre outras medidas, “monitorar, 24h por dia, câmeras inteligentes e sistemas integrados”.
Além disso, o órgão apoia políticas públicas de segurança, mobilidade, proteção social e defesa civil, e faz a integração entre Guarda Civil Municipal, Demutran, Defesa Civil, Secretaria de Segurança e outros órgãos.
Já o Departamento de Inteligência, subordinado ao COI, “surge como um pilar essencial para o tratamento sigiloso e profissional de informações estratégicas”, diz a prefeitura.
“Ele garantirá a conformidade com legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e facilitará convênios com entidades regionais”, completa o Poder Executivo.
Homenagem póstuma
No PL 120, o prefeito Murilo Rinaldo, filho de João Rinaldo, destaca que a denominação do COI “homenageia o ex-prefeito que dedicou sua vida ao progresso de Monte Mor”.
Prefeito por dois mandatos (1989 a 1992 e 1997 a 2000), ele morreu em agosto deste ano.
- Assista à sessão, na qual vereadores elogiaram o PL