Projeto criou cargos no Poder Executivo (Imagem ilustrativa: Prefeitura | 04/11/2025)Na sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (19), foi aprovado o Projeto de Lei 121/2025, de autoria da prefeitura.
Foram dez votos favoráveis e duas abstenções.
O vereador Beto Carvalho (PP), presidente da Câmara, foi o relator da propositura.
O texto cria, na Secretaria de Segurança Pública, um cargo de diretor de inteligência (na mesma sessão, foi aprovada a criação do Departamento de Inteligência - DInt).
O texto cita, dentre as atribuições do cargo, produzir análise de dados, elaborar mapeamento criminal e estatístico e coordenar operações com base em inteligência preventiva.
Além disso, o PL cria mais seis cargos de Assessor III na estrutura administrativa do município (antes eram 18, agora serão 24, lotados nas secretarias municipais).
O salário base de diretor é de R$ 5.857,93 mensais; já os assessores III recebem de R$ 3.195,25.
Gestão pública
Na Justificativa do PL, o prefeito Murilo Rinaldo destaca que a medida visa “fortalecer a capacidade administrativa e de gestão pública, alinhando-se às demandas crescentes por eficiência e segurança no atendimento à população”.
Segundo ele, a criação do cargo de diretor de Inteligência “atenderá à necessidade de modernizar as ações de segurança, com foco em prevenção e uso de dados”.
Já os cargos de assessores “visam auxiliar o Prefeito em tarefas essenciais, como coordenação de projetos intersetoriais e análise de políticas públicas”.