Acúmulo de água causa risco de acidentes (Foto: Assessoria | Milziane Menezes)A Câmara pede ao governador Tarcísio de Freitas que sejam adotadas medidas emergenciais de manutenção em uma ponte que dá acesso ao Jardim Capuavinha, situada na Rodovia SP 101.
A estrutura fica na passarela de pedestres - ou seja, é utilizada pelos moradores para chegar ao bairro, atravessando a rodovia por cima.
🗣️ "Há uma mina de água na estrutura que escorre continuamente, formando um limo espesso e escorregadio sobre a passagem”, explicam os parlamentares, na Moção.
Segundo eles, esse “piso molhado e escorregadio transforma uma simples passagem em uma ameaça diária, com risco real de quedas, fraturas e acidentes de maior gravidade”.
Logo, é necessária uma “avaliação técnica imediata da ponte”, e “soluções definitivas, seja por meio de reforma completa ou construção de novo acesso”, dentre outras medidas.
Os autores
O pedido consta da Moção 30/2025, de Apelo, aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (2).
O texto é de autoria dos vereadores:
- Milziane Menezes (MDB)
- Andrea Garcia (PSD)
- Bruno Leite (UNIÃO)
- Clair Gomes (PSB)
- João do Bar (PSB)
- Josuel da Conceição (PSD)
- Renato Olivatto (PSDB)
- Roger Santos (PT)
⚠️ “A situação da ponte é extremamente grave”, dizem eles, na Justificativa do texto.
Risco concreto
Ainda conforme os autores, a situação “coloca em risco especialmente os pedestres”, que dependem do acesso para “trabalhar, estudar, fazer compras, buscar atendimento médico e se deslocar entre os dois lados do bairro”.
“Cada dia que passar sem a intervenção do Estado, representa um risco concreto de um pedestre sofrer um acidente grave e irreversível”, salientam.
Cópias da Moção serão enviadas ao governador, ao secretário estadual de Transportes, ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e ao prefeito.