Moção aprovada enaltece educação legislativa

BetoCarvalho 09.02.2026 MG 8300Para Beto, Coleção em Miúdos traz uma “verdadeira revolução na linguagem”A Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal, a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e a Câmara de Pouso Alegre (MG) vão receber uma Moção de Aplausos.

A iniciativa é de autoria do vereador Beto Carvalho (PP), presidente da Câmara, e frisa a parceria entre esses três órgãos “a favor da educação legislativa para [a] cidadania”.

Aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (9), o documento destaca a “produção de livros e revistas nos formatos digitais e impressos, com linguagem simples”.

O texto menciona, especificamente, que essa parceria “vem revolucionando a produção da Gráfica do Senado com a Coleção em Miúdos”.

Revolução na linguagem

Em dezembro, a Câmara foi agraciada com a coleção de livros, contemplando um exemplar de cada um dos seguintes títulos:

  • Código de Defesa do Consumidor;
  • Lei Maria da Penha;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • Estatuto da Igualdade Racial;
  • Constituição Federal do Brasil, acompanhada de cartilha de atividades.

“É uma verdadeira revolução na linguagem de comunicação da produção legislativa com a sociedade”, afirma o autor, na Justificativa da Moção. 

Segundo ele, as cartilhas dão “leveza e simplicidade aos conteúdos legais, [...] facilitando o acesso às leis pelo público em geral, em especial as crianças, adolescentes e jovens”.

“Futuro político”

Beto disse que a criação de Escolas Legislativas como a de Monte Mor (Elemmor) tem fortalecido o “futuro político da nossa região, do nosso município e do nosso país”.

Ele destacou que a Câmara de Pouso Alegre foi uma das pioneiras na área.

O parlamentar ainda citou a expectativa de que, em 2026, mais de mil alunos sejam beneficiados com as ações da Elemmor - que contempla os programas Estudantes Visitam a Câmara e Parlamento Jovem.

Parabenizando os homenageados, ele disse que a educação legislativa pode formar “novos pensamentos, [nos âmbitos] municipal, regional, estadual e federal”.

ECA em Miúdos

Imagens do ECA em Miúdos - Leia a íntegra no site do Senado

Foto Lado a Lado