Beto Carvalho é autor do Substitutivo aprovadoDe autoria do vereador Beto Carvalho (PP), presidente da Câmara, o Substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 104/2025 poderá contribuir para a redução no valor das contas de água da Sabesp.
A medida estabelece que a concessionária deverá autorizar a instalação de bloqueadores de ar nas tubulações de abastecimento que antecedem os hidrômetros dos imóveis.
A compra e a instalação do dispositivo - que visa impedir que o ar seja contabilizado junto à água utilizada - ficarão a cargo dos consumidores.
Na Justificativa, Beto cita “prejuízos significativos causados aos usuários”, tendo em vista que “consumidores acabam, na prática, pagando por ar como se fosse água”.
“O hidrômetro, ao registrar a passagem do ar [presente junto à água, nas tubulações], interpreta-o como volume de água consumido, gerando cobranças indevidas”, diz o autor.
Economia média
A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (19).
No Substitutivo, o autor afirma que estudos “indicam que a instalação de dispositivos reguladores de ar pode gerar economia média de até 35% nas contas de água”.
“Esse percentual pode variar conforme as condições de cada região, especialmente em locais onde há interrupções frequentes no fornecimento de água - situação que favorece a entrada de ar nas redes”, completa.
Péssima qualidade
Antes da votação, Beto Carvalho comentou o assunto no Plenário.
“Já temos um serviço de péssima qualidade, e ainda pagar ar fica difícil”, afirmou.
Ele ainda comentou que o bloqueador de ar tem baixo custo e poderá garantir que o consumidor pague apenas pela água efetivamente consumida.
Com a aprovação do Substitutivo, o PL 104, com uma versão diferente do texto, ficou prejudicado - ou seja, “saiu de pauta automaticamente”, conforme explicou o autor.
A matéria aprovada ainda depende da sanção do prefeito Murilo Rinaldo.