Palestra contra o feminicídio (Imagem ilustrativa: Agência Senado | 2025)No dia 6 de março, sexta-feira, às 9 horas, o Plenário vai sediar o evento “Câmara de Monte Mor contra o feminicídio e demais formas de violência contra as mulheres”.
Para participar, é necessário se inscrever até o dia 4 de março, por um dos seguintes canais:
✍️ E-mail elemmor@camaramontemor.sp.gov.br
✍️ Whatsapp (19) 3889-2780
A atividade é promovida pela Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor), em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.
O evento tem duração prevista de 2 horas. O Plenário fica na Rua Rage Maluf, 61, Centro.
Atividades
Segundo o diretor da Elemmor, Márcio Ramos, estão previstas exposições sobre as políticas públicas de assistência e proteção às mulheres nos setores de:
✅ saúde,
✅ assistência social,
✅ e segurança pública.
A Escola do Legislativo também afirma que as atividades contra o feminicídio serão abordadas no programa Estudantes Visitam a Câmara.
Neste ano, as visitas dos alunos do 9º ano devem ocorrer entre março e abril - inclusive com a distribuição da cartilha “Lei Maria da Penha Em Miúdos”.
Cenário🔎
Na divulgação do evento, a Elemmor destaca que o Brasil bateu recorde de vítimas de feminicídio em 2025 e São Paulo possui o maior índice entre os Estados.
“A violência doméstica e de gênero são as violações mais frequentes entre as praticadas contra os direitos humanos no Brasil”, diz a Escola.
Nesse sentido, o evento pretende “analisar as políticas de combate ao feminicídio e ajudar a sociedade a refletir sobre as violações que são praticadas contra as mulheres”.
Incluído no Código Penal Brasileiro a partir da Lei Federal 13.104/2015, o feminicídio é o crime hediondo “praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino”.