Professor Adriel sugere projeto de economia de água nas escolas e adesão à Agenda Ambiental

ProfessorAdriel 17.05.2021 2Sustentabilidade ambiental em pauta: o vereador Professor Adriel abordou Indicações do seu gabinete, na sessão da CâmaraMembro do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), o vereador Professor Adriel (PT) comentou Indicações do seu gabinete que abordam assuntos relacionados à sustentabilidade do meio ambiente. Em discurso na sessão desta segunda-feira (17), data em que as proposituras passaram pela fase de leitura, o parlamentar destacou a importância das iniciativas.

“Na última reunião que tivemos [no PCJ], foi elencado para todos os participantes desse consórcio que os níveis de chuva vão ser muito baixos nos próximos meses [...] Se não houver uma campanha de conscientização aqui em Monte Mor, sobre o consumo de água, nós poderemos enfrentar uma política de racionamento de água”, afirmou Professor Adriel, em pronunciamento no Plenário

Na Indicação 278/2021, o vereador pede a criação do “Projeto de Economia de Água Sustentabilidade na Escola”. Segundo ele, junho e julho terão níveis de chuva abaixo do esperado; e agosto é tradicionalmente seco. “É preciso pensar em projetos que vão dialogar com essa questão da escassez de água, da diminuição dos níveis de água no Cantareira, que estamos vivenciando uma vez mais”.

Dentre as possíveis medidas a serem adotadas, que são listadas na propositura, constam: a análise do consumo de torneiras e vasos sanitários dos ambientes escolares; a instalação de equipamentos que economizem água; a realização de palestras sobre o uso racional; e a promoção de práticas pedagógicas destinadas às crianças, “salientando a importância da água como recurso natural”.

Agenda Ambiental

Ainda no campo da sustentabilidade,  Professor Adriel é autor da Indicação 281/2021, que sugere a adesão do Município ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente. Segundo o parlamentar, trata-se de uma iniciativa que tem o objetivo de estimular os municípios brasileiros a promoverem projetos que visam ao equilíbrio sustentável.

“Muitas cidades do país estão aderindo a essa agenda. É gratuito”, afirmou, destacando que as inscrições terminam em 30 de junho. “Não há nenhuma sanção se por acaso o município não atingir os objetivos. Mas é um estímulo para que a gente venha a adotar políticas públicas ecologicamente sustentáveis, preservando a água, o meio ambiente, o ecossistema e todo esse meio”, complementou.

Segundo o Ministério, o Programa possibilita a preservação do meio ambiente e a otimização do uso dos recursos públicos, e possui seis eixos temáticos. “Durante os cinco anos de vigência da adesão, o MMA acompanha as ações implementadas pelo órgão parceiro, prestando o assessoramento técnico necessário para o atingimento dos objetivos pactuados em plano de trabalho”, afirma o órgão.