sessão ordinária da Câmara, que defende a isenção do transporte público para os estudantes universitários do município. “Esse vereador aqui e os demais continuam trabalhando, para que vocês possam, no futuro, ter um transporte universitário gratuito”, afirmou o parlamentar, no pronunciamento no Plenário.
O vereador Bruno Leite (DEM) afirmou nesta segunda-feira (20), naEle também comentou a Indicação 489/2021, do seu gabinete, que pede o reajuste do valor concedido pela prefeitura ao auxílio-transporte. E a proposta de projeto apresentado pelo vereador Professor Fio (PTB), que visa à gratuidade do serviço. “Eu acho que [essa medida] é de extrema importância”, afirmou, citando promessas feitas por candidatos a prefeito, no passado, ainda não cumpridas.
“Nós trabalhamos dentro da realidade, buscando alternativas para que as coisas aconteçam”, disse Bruno, ressaltando que está buscando exemplos de iniciativas em outros municípios: como casos em que o transporte é concedido de acordo com a nota do estudante; ou onde ocorre a destinação de saldos do duodécimo da Câmara, para financiar tal auxílio. “Estamos trabalhando juntos”, disse.
Instituído pela Lei Municipal 1692/2013, o Programa Municipal de Auxílio-Transporte para Estudantes Universitários (PAE) concede contribuições que variam de R$70 (para estudantes que estejam cursando instituições localizadas a até 50 km de Monte Mor) e R$125 (para distâncias maiores que 50 km). O assunto vêm sendo abordado por vários vereadores, na Câmara.
COLETIVOS
Bruno também disse que, recentemente, se reuniu com uma promotora de Justiça, abordando questões relacionadas ao transporte público municipal - alvo de frequentes reclamações de usuários. Ele destacou que o transporte público é atribuição do prefeito, que tem a missão de encerrar o contrato ou de notificar a empresa. “A gente vem trabalhando, vem buscando. Participa de reunião, faz abaixo-assinado. Mas, exclusivamente, esse contrato está na mão da prefeitura municipal”, relatou.